SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 15

07.-13.04.2002

 

 

RASD
REFERENDO
ESPANHA
MARROCOS
DRIREITOS HUMANOS
AJUDA HUMANITÁRIA
SOLIDARIEDADE
EM BREVE
INTERNET
NOVAS PUBLICAÇÕES

RASD

08.04.02
Uma delegação francesa, constituída por mais de 60 pessoas, na sua maioria integrada por autarcas eleitos de cidades francesas que mantêm acordos de geminação com localidades saharauis (Gonfreville l'Orcher, Le Havre, Le Mans e Rezé), bem como representantes do movimento de solidariedade, encontra-se de vista aos acampamentos de refugiados. Recebida pelos wali de Smara e de Aousserd, a delegação visitou vários estabelecimentos escolares e de saúde, tendo-se avistado também com vários responsáveis do governo, do Parlamento e de ONG saharauis. (
SPS)

REFERENDO

08.04.02
Swing na Mauritânia
William Swing, representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, foi recebido pelo presidente mauritano. No final da audiência, William Swing declarou: « Estou aqui no quadro de uma série de visitas relacionadas com o processo de paz no território do Sahara Ocidental. Tratam-se de contactos que visam uma troca de pontos de vista sobre esta questão». É a segunda visita de Swing à Mauritânia. A última teve lugar teve lugar a 13 de Fevereiro último.

11.04.02
MINURSO
Segundo fontes diplomáticas espanholas citadas pela Europa Press, o Conselho de Segurança poderá vir a prolongar o mandato da MINURSO por mais 4 ou 6 meses, assim como a apresentação do estudo sobre a escolha de uma das quatro propostas apresentadas por Kofi Annan. Segundo as mesmas fontes, nenhuma das opções, salvo a da retirada da ONU, recolhe a unanimidade das partes implicadas no conflito.

10.04.02
União Europeia &endash; comissão ad hoc para o Sahara Ocidental
No projecto de relatório da missão ao Sahara Ocidental, actualmente em discussão no seio da comissão ad hoc, a senhora Lalumière propõe um maior empenhamento da UE na convocação de um grupo de trabalho encarregado de facilitar o diálogo entre Marrocos, a Argélia e a Frente Polisario. Este grupo estaria em contacto com a Comissão Europeia e com o responsável pelas Relações Externas da UE, Javier Solana. (Europa Press)

ESPANHA

08.04.02
O Conselho geral de Huesca na província Aragão aprovou por unanimidade uma resolução a favor dos direitos do povo saharaui, em particular do seu direito à autodeterminação, seguindo os moldes já anteriormente assumidos pelo Parlamento de Aragão e os conselhos municipais de Saragoça e Huesca.

09.04.02
Marrocos-Espanha
No quadro da crise diplomática provocada por Marrocos, na sequência da retirada unilateral do seu embaixador em Novembro passado, (semana
44/01), a posição espanhola parece ter mudado. A questão do Sahara Ocidental será incluída nas discussões que supostamente irão resolver o diferendo entre os dois países. (imprensa)

09.04.02
Annan homenageado por universidade espanhola
A Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, concedeu o título de doutor honoris causa a Kofi Annan. Durante a cerimónia estiverem presentes membros das associações de solidariedade com o povo saharaui com bandeirolas e pancartas, que quiseram assim expressar a sua preocupação em relação ao conflito do Sahara Ocidental. Kofi Annan dirigiu-se aos manifestantes afirmando-lhes a sua vontade de encontrar uma solução para o conflito e exprimir-lhes a sua preocupação quanto ao futuro do povo saharaui. Na ocasião, os manifestantes entregaram-lhe uma carta.

MARROCOS

09.04.02
«Le Journal hebdomadaire» (Marrocos) especula sobre os acordos secretos entre Israel, Marrocos e os EUA. O acolhimento do presidente palestiniano Yasser Arafat em Marrocos seria compensado por acordos económicos e o apoio incondicional norte-americano à posição marroquina sobre a questão do Sahara a nível do Conselho de Segurança. (revista de imprensa da embaixada da França em Rabat)

12.04.02
Tendo por cenário a próxima visita do rei de Marrocos a Washington, prevista para 23.04., um responsável do US Trade Department declarou em Rabat que os EUA tinham a intenção de desenvolver relações económicas preferenciais com Marrocos e firmar com este país um acordo de livre comércio, semelhante aos vigentes com o Canadá, México, Israel e Jordânia.

AJUDA HUMANITÁRIA
11.04.02
Uma missão do Alto Comissariado para os Refugiados e do PAM (Programa Alimentar Mundial), acompanhada por representantes da União Europeia e de vários diplomatas europeus, americanos e chineses acreditados na Argélia, visitou os campos de refugiados saharauis para se inteirar das necessidades e garantir o acompanhamento da ajuda humanitária aos refugiados. Durante um encontro com a população dos acampamentos, vários responsáveis políticos e representantes da sociedade civil saharaui exprimiram a sua gratidão pela ajuda recebida, tendo sublinhado a urgência de uma solução definitiva para o conflito, baseada no respeito pela legalidade internacional. (SPS)

SOLIDARIEDADE

11.04.02, Algeciras: SAR. El Principe de Asturias Felipe de Borbón en su visita al Campo de Gibraltar y mas concretamente a la localidad de Algeciras, ha recibido  en mano una carta firmada por Isabel Bandrés, Presidenta de la AAPS "Solidaridad" , Coordinadora de Cádiz y Vicepresidenta de la la Federación Andaluza de Asociaciones Solidarias con el Sáhara cuyo texto se adjunta.

11.04.02, Santander: La Asociación Cantabria por el Sáhara, constituida 27.02.02, anuncia la próxima organización de un "Referéndum para la Autodeterminación del Pueblo Saharaui" en Cantabria, similar al celebrado recientemente en Andalucía y en el que se invitará a participar a toda la población así como a las instituciones, organizaciones, partidos, sindicatos, juventudes, ONGs, etc, acercándoles de este modo a la lucha por la justicia y la libertad del pueblo saharaui. Denuncia el cinismo de Marruecos al mostrarse al lado del pueblo Palestino, víctima de la masacre por parte de Israel, siendo verdugo desde hace 26 años del Pueblo Saharaui al que ha sometido a invasión, genocidio y todo tipo de represiones sin atender las resoluciones de la ONU y ofreciendo como única solución una autonomía bajo su soberanía. Nos preguntamos ¿igual que la de Palestina, tal vez?

EM BREVE

Asociación DAJLA, Alicante: Dentro de las actividades culturales que desarrolla la Universidad de Alicante en colaboración con Asociaciones e Instituciones, la asociación DAJLA ha programado una Exposición itinerante por las Sedes Universitarias de Alicante, Benissa, Cocentaina y Biar con el fin de dar a conocer la Historia, Cultura y situación política actual del Pueblo Saharaui.
En la Sede de Alicante, así mismo se celebrara una conferencia del Catedrático de la Universidad de Santiago de Compostela D.Carlos Ruiz Miguel que analizara la situación actual del Plan de Paz y las diferentes vías de solución del conflicto que se proponen desde diferentes instancias. Tendrá lugar el día 19 de abril, viernes, a las 20'00 h. en el salón de conferencias de la Sede de la Universidad sito en la calle Ramón y Cajal nº4 de Alicante, antigua Escuela de Comercio.

08-19.04.02, León: La Organización No Gubernamental para el Desarrollo del Pueblo Saharaui, La Hamada, presenta la exposición fotográfica «El amargo te del exilio», del 8 a 19 de abril en el hall de Filosofía y Letras, Campus Universitario de León. <ongdhamada@usuarios.retecal.es>

Odisea TV  vuelve a emitir los reportajes "Sáhara: la guerra olvidada".

Lunes 8/04/02 (20h00m): "Una cuestión de soberanía"
Lunes 15/04/02 (20h00m): "El camino a la guerra"
Lunes 22/04/02 (20h00m): "El Plan de Paz"

INTERNET

Arabe

Castellano

English

Français

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Castellano

Arabe


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]