SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 11

10.-16.03.2002

08.03.02
Referendo(s)
A FEDISSAH, Federación Estatal de Instituciones Solidarias con el Sahara, durante uma reunião realizada nas Ilhas Canárias, anunciou que referendos sobre a independência do Sahara Ocidental irão ser organizados antes do final do ano nas 16 regiões autónomas do Estado espanhol, segundo o modelo de consulta promovido na Andaluzia no Outono passado.

Durante a reunião, a que estiveram presentes delegados de colectivos de toda a Espanha, o representante da Frente Polisario no Estado Espanhol, Brahim Ghali, rejeitou «categoricamente» a possibilidade de uma partição do Sahara, pois a luta de libertação foi declarada e desencadeada para «todo o Sahara». Lamentou os atrasos e, sobretudo, a diminuição da ajuda alimentar da ONU aos refugiados saharauis.

10.03.02
Reino Unido
O representante da Frente Polisario no Reino Unido e Irlanda lembra em comunicado, que a questão do Sahara Ocidental é uma questão de descolonização. Denuncia a ofensiva de intoxicação desencadeada por Marrocos em todas as direcções, com o objectivo de reduzir a questão do Sahara Ocidental a uma simples questão de desenvolvimento económico. É nesse sentido que Rabat terá recentemente contactado a The Policy Partnership, uma importante empresa britânica especializada em consultoria em lobbying político.

10.03.02
Territórios ocupados
O primeiro-ministro saharaui, Bouchraya Beyoun, pediu que cessasse «a implantação de colónias de povoamento» nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. Denunciou a «operação criminosa» que consiste «esvaziar o territórios dos seus habitantes... para aí fixar colonos marroquinos». No decurso da sua visita aos territórios ocupados, Mohamed VI anunciou a construção de seis aldeias de pescadores. Actualmente, a população saharaui não representa mais do que 30% do total da população do Sahara Ocidental. (SPS)

12.03.02
Sahara Ocidental - Pesca
O ministro marroquino das Pescas, Saïd Chbaâtou, afirmou que o sector da pesca constituiu um dos elementos chave do desenvolvimento do Sahara Ocidental, onde a captura actualmente ultrapassa as 500.000 toneladas de pescado, com uma perspectiva de aumento da exploração para 1.200.000 ton. no decurso dos dois próximos anos. Estão recenseados 350 barcos de pesca costeira e 8.000 barcos de pesca artesanal. Segundo vários especialistas de preservação do meio ambiente, a carga excessiva da pesca artesanal constitui uma ameaça grave à renovação das espécies marinhas.

13.03.02
Ofensiva diplomática
Após ter passado por Paris, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros deslocou-se a Londres para entregar a Tony Blair uma mensagem do rei de Marrocos e reiterar a recusa pela opção apontada por Kofi Annan de partição do Sahara Ocidental.

14.03.02
75.ª sessão do conselho de ministros da OUA
Amara Essy, secretário-geral da OUA, evoca no seu relatório a questão do Sahara Ocidental rejeitando a opção da autonomia e reafirmando o empenhamento da sua organização em favor de uma solução mutuamente aceitável, baseada na vontade livre e democraticamente expressa pelo povo saharaui, conforme o preconiza o plano de resolução das Nações Unidas.

13.03.02
RASD
O Conselho consultivo saharaui, que reúne mais de 130 chioukhs (anciãos coptados pela ONU para identificação dos eleitores saharauis), solicitou através de carta ao Parlamento europeu que exerça pressões sobre Marrocos, a fim de que este país «se conforme à legalidade internacional» através da «aplicação do plano de paz das Nações Unidas» e cesse «a pilhagem das riquezas saharauis bem como a implantação de colónias de povoamento» nos territórios ocupados.
O Conselho consultivo dirigiu-se igualmente ao Parlamento espanhol, para que exija do governo «um empenhamento consequente que ajude a pôr fim ao calvário que vive o povo saharaui há mais de um quarto de século.»
Por último, em carta dirigida ao Conselho de Segurança e ao secretário-geral da ONU, o CC, apoiado na experiência dos seus membros, «afirma que a questão dos apelos (pedido de reapreciação de todos aqueles que viram chumbada a sua inclusão nos cadernos eleitos) pode ser resolvida pelas Nações Unidas num período de tempo razoável». (SPS)

15.03.02
Marrocos - Argélia
O rei de Marrocos abordou as relações marroquino-argelinas com o ministro argelino do Interior, durante uma inesperada visita que este efectuou a Rabat. O príncipe herdeiro saudita terá estado também presente em Marrocos (Le Matin, Argel). Segundo julga saber o Maghreb Confidentiel, o príncipe saudita terá tentado uma mediação entre os dois países. A Arábia Saudita, com o apoio do Egipto, tem a intenção de reunir o presidente argelino Abdelaziz Bouteflika e o rei Mohamed VI à margem da cimeira árabe que terá lugar em Beirute, nos dias 27 e 28 de Março.

SOLIDARIEDADE

09.03.02, Estocolmo, Suécia: A 2.ª conferência de solidariedade com as mulheres saharauis decorreu sob a forma de meetings, grupos de trabalho e exposições, que procuraram retratar o lugar que ocupa a mulher e o seu papel na sociedade saharaui. No decorrer dos debates, Eva Zetterberg, vice-presidente do Parlamento sueco, sublinhou a importância de ser defendido o princípio do direito à autodeterminação do povo saharaui. Uma solução justa e duradoura para o conflito do Sahara Ocidental trará a paz e a estabilidade a toda a região, acrescentou. As eurodeputadas Maj Britt Theorin e Marianne Eriksson sublinharam a responsabilidade dos governos da UE na aplicação das decisões da ONU. A presidente do "Comité de solidariedade com as mulheres do Sahara Ocidental", Sonia Gardefjord, apresentou as conclusões e recomendações dos diferentes grupos de trabalho, sob a forma de um programa de sensibilização e de solidariedade com a causa do povo saharaui a nível de toda a Suécia.

10.03.02, Blida, Argélia: A luta do povo saharaui pela conquista da sua soberania nacional foi o tema de uma jornada de solidariedade nacional realizada na Universidade de Blida-Soumaa, pela secção local da Union nationale des étudiants algériens (UNEA). O encontro contou com a presença do adido cultural da RASD e do secretário-geral do Comité nacional de solidariedade com o povo saharaui, bem como de um representante da embaixada da Palestina em Argel.

EM BREVE

Tournée da cantora Mariem Hassan com o grupo Leyoad:

Espanha:
14 de marzo, Emociona!!! Mujer, Auditorio Museo de la Ciudad de Madrid. 20:30 horas. Príncipe de Vergara, 140, Metro Cruz del Rayo.
15 de marzo: Teatro de Amorebieta, Vizcaya

França:
16 mars: Festival de La Courneuve
17 mars: Cirque dÅLhiver, Paris
19 mars: Festival du Mans

Espanha:
21 de marzo: Teatro Nuria Espert, Fuenlabrada, Madrid
4 de abril: Suristán, Madrid
5 de abril, Marquina, Vizcaya
11 de abril, Valencia

20.03.02, a las 20hs, en el Café "Zanzibar" (Calle Regueros, 9, Madrid) tertulia "Sahara Occidental, una solución Aplazada", presentada por Ahmed Mulay, delegado del Frente Polisario en Madrid. La tertulia está organizada por la Asociación para la Cooperación con el Sur, ACSUR Las Segovias.

Del 15 de marzo al 14 de abril del 2002: «Memoria del Sahara», Valladolid. Sala Municipal de Exposiciones de la Iglesia de Las Francesas.

18 de abril 2002. 19'30 h.: Concierto "Las voces del desierto", Valladolid. F.M.C. Sala Cervantes.

Vôo charter:
Trayecto: Alicante-Tinduf-Alicante. Salida:27 de Marzo a las 18h00. Regreso: 1 de abril a las 18h00. Precio:452 Euros. Tel de contacto: Delegación Saharaui en Murcia (Salek Radi): 626793362, E-Mail: radi@yahoo.es, Asociación de amigos: (Pedro Cobacho): 609368902.

Vôo charter desde a Andaluzia:
26 de abril - 2 de mayo. Info: Asociación de Amistad con el Pueblo Saharaui de Sevilla: mailto:a.a.p.s.s.@terra.es.

INTERNET

OPINIÃO

Traduções:

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

English

castellano

Roumain


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]