SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 04

19. - 26.01.2002

Os títulos

Condenação dos manifestantes saharauis
Visita oficial do presidente Mohamed Abdelaziz a Cuba
Contratos de exploração petrolífera
James Baker em missão

20.01.02
14 Saharauis condenados em Goulimine
Após mais de quatro meses de prisão preventiva, 14 Saharauis (dos quais cinco mulheres) foram condenados a multas de 2000 dirhams (197,3 Euros) e à privação dos seus direitos cívicos durante dois meses. Duas outras pessoas foram ilibadas. Os detidos foram condenados por se haverem manifestado em Assrir exigindo a libertação dos presos políticos no Sahara Ocidental (
semana 41). (SPS)

22-26.01.02
Visita oficial a Cuba
O presidente saharaui Mohamed Abdelaziz realizou uma visita oficial a Cuba, acompanhado por uma delegação que integrava os mininistros dos Negócios Estrangeiros, da Educação e da Cultura. Mohamed Abdelaziz teve um encontro com o líder cubano, Fidel Castro. Abdelaziz visitou diversos estabelecimentos escolares e universitários onde estudantes saharauis prosseguem os seus estudos (casos da Escola Latino-Americana de Ciências Médicas, ''Isla de la Juventud'', e a Escola internacional de Educação Física em Cojimar).
O ministro cubano da Saúde, Carlos Dotres, referiu em entrevista ao diário Granma que ''desde 1977 até hoje, mais de 477 médicos cubanos trabalharam na RASD'', acrescentando que mais de 300 especialistas saharauis no domínio sanitário se formaram em Cuba, e que outros 120 prosseguem os seus estudos noutras especialidades. (SPS)

22.01.02
Referendo
Durante a visita oficial à Argélia do presidente etíope Meles Zenawi, Etiópia e Argélia reafirmam em comunicado conjunto o seu apoio ao plano de Paz da ONU e apelam à organização do referendo de autodeterminação do povo saharaui. (SPS)

Marrocos &endash; liberdade de imprensa
23.01.02 &endash; Os diários franceses Libération de 22.01. e Le Monde de 19.01. vêm interdita a sua distribuição nas bancas e quiosques marroquinos devido a um artigo relacionado com a família real: as férias muito dispendiosas que o irmão do rei, Moulay Rachid, decidiu fazer em Acapulco, no México.
24.01.02 O jornalista britânico Nicolas Pelham é proibido de entrar em território marroquino, onde pretendia realizar uma reportagem sobre a emigração. Antigo correspondente da BBC em Marrocos, de Outubro de 1998 a Fevereiro de 2001, Nick Pelham tinha sido já detido e perseguido pelas autoridades em Junho de 1999 (ver
semana 25). Os seus artigos, por vezes críticos, não eram apreciados pelo poder.
Tanto num como noutro caso, a organização Reporters sans Frontières protestou junto do ministro marroquino do Interior.
Curiosamente os censores deixaram passar a seguinte frase «as províncias do Sul, [...] um território sobre o qual o direito internacional não reconhece a soberania marroquina». (Le Journal hebdomadaire, nº 45)

24.01.02
Petróleo
O administrador da companhia Kerr-McGee, Luke Corbett, foi recebido por Mohamed VI, a quem deu a conhecer as actividades do seu grupo e anunciou a abertura de uma representação permanente em Rabat.
É em meados de Fevereiro que se ficará a conhecer o relatório da ONU sobre a conformidade ou não com a legislação internacional dos contratos firmados por Marrocos com as companhias Kerr-McGee e TotalFinaElf, no que respeita à exploração petrolífera nas costas do Sahara Ocidental.

25.01.02
Plano de Paz
Segundo o diário espanhol «El Pais», James Baker, o representante pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, ter-se-á deslocado a Rabat a fim de explorar uma outra solução alterativa ao acordo-quadro proposto no encontro de Pinedale (EUA). Em declaração prestada à agência Europapress no mesmo dia, o representante da Frente Polisario em Espanha não afastava a eventualidade de poder ocorrer um encontro Baker-Polisario ainda na primeira metade de Fevereiro.

SOLIDARIEDADE

EM BREVE

- 02.02.02, Le Mans, França: entrega da insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito a Régine Villemont, secretária-geral da AARASD.

- 9 a 16 de Fevereiro de 2002: «Viaje solidario» aos acampamentos de refugiados saharauis, organizada pela Asociación de Amigos del Sahara de Asturias. Infos: xuaco@telepolis.com

- 27.02.02, Genebra, Suíça: 26.º aniversário da RASD, recepção organizada pelo Comité Suíço de Apoio ao Povo saharaui, pelas 19 h., Forum, Hôtel Le Grenil, 9, avenue Ste Clotilde, 1205 Genève-Jonction.

- 27, 28, 29, 30 y 31 de Março de 2002: Vôo charter aos Acampamentos de Refugiados Saharauis. Organização: Delegación saharaui en la Comunidad de Madrid y Amigos del Pueblo Saharaui de Madrid. Infos: saharamad@congde.org

- 29.-31.03.02 (novas datas): 4.º Congresso da União Nacional das Mulheres Saharauis,UNFS. Infos: dgmae@wissal.dz

 

INTERNET

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]