SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 38

16.-22.mm. 2001

Campanha Internacional pela libertação de Mohamed Daddach e de todos os presos políticos saharauis condenados por Marrocos

A campanha de recolha de assinaturas pela libertação dos presos políticos prossegue.

É possível firmar o APELO on-line (francês, italiano, espanhol e inglês) ou imprimir formulários para a recolha de assinaturas ( francês, italiano, espanhol e inglês )

30.07.01
França
Resposta do ministro dos Negócios Estrangeiros a François Loncle, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional: A França, ciosa de preservar a estabilidade no Magrebe, sempre apoiou os esforços da ONU. Espera que James Baker possa ter êxito na sua missão na base da resolução 1359, que dá prioridade à procura de uma solução política entre as partes, sem abandonar contudo o plano de resolução. Para o ministro Hubert Védrine, o projecto de acordo-quadro pode constituir uma base de discussão útil e conduzir a negociações directas entre Marrocos e a Frente Polisario.

11-15.09.01
Frente Polisario
A reunião extraordinária do secretariado nacional foi consagrada à análise do encontro de Pinedale. Conclusões: o plano de paz e os acordos de Houston continuam a ser a base de qualquer solução. Qualquer discussão da proposta do acordo-quadro não passa de pura perda de tempo. O SN lançou um apelo aos Saharauis dos territórios ocupados encorajando-os a prosseguir a sua luta pela dignidade e e liberdade.

19.09.01
Reino Unido
Ao não obter uma resposta satisfatória nem garantias do governo britânico, a ONG humanitária «War on Want» intrepõe um processo judicial contra o governo a propósito da concessão de licença de exportação de material militar para as forças armadas marroquinas destinado ao Sahara Ocidental. (ver semanas 05 e 10 2001)
Em carta ao jornal Guardian, a Western Sahara Campaign UK deplora a atitude do governo britânico e realça o facto de novas licenças de exportação de armamento terem sido outorgadas, sem que se saiba se as mesmas se destinam, ou não, à mesma zona de conflito. (The Guardian)

19.09.01
RASD
O presidente da RASD procedeu a nomeações ao nível de ministérios, representações da Frente Polisario e de embaixadas da RASD no estrangeiro. Vários jovens quadros acedem ao posto de representantes da causa saharaui no estrangeiro. Por outro lado, é dada como certa uma remodelação governamental a curto prazo.

20.09.01
Reacção
Fadel Ismaïl, actual embaixador da RASD junto da OUA e futuro representante saharaui no Reino Unido, publica uma reacção à análise de Driss Basri publicada no Demain Magazine.

SOLIDARIEDADE

01.08.01: O intergrupo italo-saharaui do parlamento italiano recentemente constituído entrou em funções. Ele integra cerca de seis dezenas de parlamentares (42 deputados e 16 senadores, representando a Democratici di Sinistra, Forza Italia, Alleanza nazionale, Margherita, CCD-CDU, Verdi, Comunisti Italiani, Rifondazione Comunista).

15.09.-15.10.01, Orleães, França: O Forum des Droits de l'Homme de Orleães promove, na Casa do Estudante da Universidade, uma exposição de fotografias e testemunhos realizado por Hervé de Williencourt, intitulada "Saharaui, a guerra, o êxodo e o esquecimento". A inauguração contou com a representante do presidente da câmara da cidade, dos vice-presidentes da Universidade e do CROUSS. Michèle Decaster pela AFASPA e Kenti Sidi Balla pela Frente Front Polisario informaram os participantes sobre as origens do conflito, a actual situação, bem como sobre a campanha pela libertação dos presos saharauis organizada pelo Bureau européen pour le respect des Droits de l'Homme no Sahara Ocidental.

EM BREVE

28-29-30.09.01 Florença / Pisa: primeira conferência europeia das cidades geminadas e/ou solidárias com o povo saharaui.

28.09.: Cerimónia oficial no Palazzo Vecchio, em Florença. Reafirmação dos pactos de amizade e geminação.

29 e 30.09.: Conferência e constituição de grupos de trabalho na cidade de Pisa sobre temas de ordem políticas e sobre a geminação, direitos humanos e formação, ajuda humanitárias e cooperação, mulheres, informação e comunicação.

Contacto, informações: AICCRE - Associazione Italiana per il Consiglio dei Comuni e delle Regioni d'Europa - Association italienne Conseil Communes et Régions d'Europe, tél: +39 587 299 250, +39 587 299 201, e-mail secretariado da Conferência: d.pampaloni@commune.pontedera.pi.it

Voo charter Barcelona-Tindouf: 31.10-04.11.01, org: Associació Catalana d'Amics del Poble Sahrauí, secció territorial de Vilanova i la Geltrú, info: afont@pie.xtec.es

26-30.09.01, Saragoça, Espanha: A associação UMDRAIGA irá participar na Feria del asociacionismo de Aragão (Parque Grande).

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

deutsch

 


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]