SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 31

29.07.-04.08. 2001

29.07.01
Censura
O jornal diário espanhol «El Pais» de 22.07. viu interdita a sua difusão en Marrocos em virtude da publicação de um balanço crítico de dois anos de reinado de Mohamed VI e do seu governo. A organização «Reporters sans frontières» protestou contra a decisão. Desde o início do ano já três jornais viram interdita a sua circulação devido à publicação de artigos sobre o Sahara Ocidental ou a política de Mohamed VI. (RSF)

30.07.01
Marrocos
Por ocasião do segundo aniversário da sua subida ao trono, Mohamed VI lembrou em discurso que Marrocos teve que "dar uma resposta pronta e positiva às resoluções do Conselho de Segurança e às iniciativas e propostas do secretário-geral da ONU e do seu representante pessoal, com quem estabelecemos um diálogo construtivo com vista a encontrar uma solução política para este conflito artificialmente criado em torno da marroquinidade do nosso Sahara". Esta solução, explicou o nonarca, inscreve-se no quadro da regionalização e da democracia, "na sua mais ampla acepção, assente numa indefectível adesão aos princípios imutáveis que constituem a unanimidade, a soberania, a unidade nacional e a integridade territorial de Marrocos". "Cientes da justeza da nossa causa, colocámos o desenvolvimento das províncias do Sul no centro das nossas preocupações &endash; acrescentou o monarca &endash; indicando ter dado ao governo instruções para que sejam tomadas "todas as medidas apropriadas a garantir uma vida decente a todos os nossos fiéis súbditos nas províncias do Sul, tanto aos que se mantiveram mobilizados em permanência como aqueles que só recentemente se juntaram à pátria clemente e misericordiosa."

01.08.01
Eslovénia
O núncio Apostólico da Eslovénia manifestou-se a favor do direito à autodeterminação do povo saharaui em carta dirigida ao presidente do comité esloveno de solidariedade com o Sahara Ocidental.

SOLIDARIEDADE

30.07.01: Miembros de la Asoc. Amigos del Pueblo Saharaui del C. de Gibraltar "Solidaridad" llevaron a cabo una protesta a las puertas del Hotel Reina Cristina de Algeciras donde el Consulado de Marruecos había organizado una cena para conmerorar el 2º aniversario de la subida al trono de Mohamed VI. Se repartieron panfletos y se esgrimieron pancartas y carteles donde podía leerse "Aniversario de un tirano, Mohamed VI = Hassan II" "Paz y Justicia para el pueblo saharaui, Referéndum yá" "Dos años de reinado, 500 muertos en el Estrecho", "Libertad para Mohamed Dadach, preso mas antiguo de Africa" o "Marruecos elimina a sus disidentes y extermina al pueblo saharaui".

29.07.01: Saint-Denis, France: fête à l'occasion de l'accueil en France d'enfants sahraouis, avec chants, danses, pique-nique et débat. Une pétition a circulé, demandant un soutien au plan de paix. (AFASPA)

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

castellano

english


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]