SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 27

01.-07.07. 2001

 

25, 26, 27.06.01
ONU, Resolução do Conselho de Segurança
Entre as inúmeras iniciativas junto do secretário-geral da ONU e do Conselho de Segurança relativamente à decisão sobre o Sahara Ocidental, saliente-se ainda as intervenções australianas de diversos deputados e do senador Lyn Allison, bem como da ACTU, Australian Council of Trade Unions, e do comité argelino de solidariedade com o povo saharaui.
A petição das sete ONG do Consortium europeu que trabalham nos acampamentos de refugiados saharauis foi subscrita por 18 associações e 10 personalidades.
Em declaração tornada pública, a associação magrebina de defesa dos direitos humanos Hourriya/Liberté afirma que o acordo de autonomia «nega um direito internacional constantemente reafirmado pelas Nações Unidas, ao privar o povo saharaui do seu direito à autodeterminação pela via de um referendo. Um tal acordo põe em causa o exercício do direito dos povos a dispôr de si próprios». Ver também o comunicado da Associação dos Amigos da RASD, França.

26.06.01
Direitos Humanos
No dia 26 de Junho, "Dia mundial de luta contra a tortura ", as mães dos presos políticos saharauis, acompanhados por antigos saharauis vítimas de desaparecimento forçado e por alguns estudantes universitários promoveram uma concentração de duas horas diante do ministério dos Direitos Humanos em Rabat. As mães empunhavam fotografias dos presos políticos saharauis e uma pancarta exigindo a sua libertação. Os participantes na concentração, sempre cercados por forças policiais, entoaram slogans de solidariedade para com os presos políticos saharauis, reclamando a sua libertação. (FVJSAH)
Segundo um diário marroquino, o ministro terá prometido intervir junto do rei para que lhes seja concedido um perdão.

26.06.01
O Malawi a retirou oficialmente o seu reconhecimento da RASD, informa um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros do Malawi. Esta decisão coincide com a apresentação de cartas credenciais ao presidente do Malawi pelo novo embaixador de Marrocos.

29-30.06.01
Internacional socialista
O Conselho da Internacional Socialista, reunido em Lisboa (Portugal), menciona na sua declaração final: "Os conflitos armados em África: Que soluções?". Sobre «o conflito do Sahara Ocidental, que opõe Marrocos à Frente Polisario, que perdura há já vários decénios, consequência da colonização europeia nesta parte do continente», a IS reiterou a resolução aoptada em Maputo, em Novembro de 2000, na qual «exprime a sua profunda inquietação quanto ao sucessivo adiamento do referendo sobre a autodeterminação e reafirma a resolução adoptada pelo Conselho em Bruxelas, em Abril do mesmo ano, lançando um apelo a Marrocos e à Frente Polisario para que cooperem plenamente com as Nações Unidas e com o enviado pessoal do SG, James Baker. A IS apela a Marrocos e à Frente Polisario para que iniciem um diálogo político que possa ir para além dos eventuais acordos que possam ser conseguidos nas actuais negociações. Neste contexto, a IS continua a apoiar todas as iniciativas das Nações Unidas.»

01.07.01
O Secretariado Nacional da Frente Polisario denuncia o conteúdo do relatório do SG da ONU, qualificando de «complot» para «subverter a legalidade internacional». «Regista com satisfação», no entanto, a resolução do Conselho de Segurança 1359. Aquele órgão felicita-se igualmente pelo facto do Conselho de Segurança ter pedido a libertação a Marrocos de «todos os desaparecidos e presos políticos das prisões marroquinas.» (SPS)

01.07.01
O presidente saharaui reitera ao secretário-geral da ONU e ao seu enviado pessoal James Baker a recusa da Frente Polisario às propostas incluídas no último relatório apresentado ao Conselho de Segurança, acrescentado que só um referendo livre e imparcial poderá resolver a questão do Sahara Ocidental.

02.07.01
Margot Kessler e o intergrupo do Parlamento Europeu "Paz para o Povo Saharaui" felicitam-se pela resolução 1359 do Conselho de Segurança, que «reitera o total apoio aos esforços continuados da MINURSO com vista à aplicação do Plano de resolução e dos acordos adoptados pelas partes para a realização de um referendo de autodeterminação justo, livre e imparcial pelo povo do Sahara Ocidental».

02.07.01
Citação da semana
Num editorial do "Journal hebdomadaire", Aboubakr Jamai escreve:
«A questão do Sahara conheceu esta semana uma importante inflexão...James Baker propôs ao Conselho de Segurança uma alternativa ao referendo...No entanto, uma dinâmica de autonomia regional não se inicia sem se conhecer riscos. Os ensinamentos que se podem retirar de experiências similares, revelam uma boa e duas más novidades para o caso marroquino. Acordar uma autonomia...a uma região, sem, ao mesmo tempo, generalizar o sistema a todas é possível. Esta é a boa conclusão. Atentemos agora nas duas más: a primeira, revela que é quase inevitável que as outras regiões aspirem também elas ao mesmo estatuto...É pois imperativo ter uma visão de conjunto e, sobretudo, uma visão de longo prazo. A segundo má novidade está relacionada com o modo de governação. O prosseguimento de uma dinâmica de regionalização só poderá ter êxito sem desmembramento da Nação se ela assentar numa base democrática. Ou seja, ela deve imperativamente emergir da base. Ao iniciar este processo, Marrocos fez prova de uma certa coragem...mas o mais difícil está por fazer. A frente interna não é seguramente a mais calma. Uma ainda maior reivindicação nacionalista não está posta de lado. Uma coisa é certa, Marrocos está face a um novo desafio: cristalizar a unidade nacional em torno dos valores democráticos.» (citado pela revista de imprensa da embaixada de França em Rabat)

02-06.07.01
OUA
O Comité dos embaixadores, reunido em Lusaka (Zâmbia), submeteu o seu relatório ao Conselho de ministros, que decorreu 5 de Julho. A RASD fez-se representar pelo seu representante permanente em Addis-Abeba, Fadel Ismaïl. No Conselho de ministros a delegação saharaui era presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Ould Salek.
No relatório que apresentou ao Conselho de ministros, o secretário-geral da OUA exprimiu a sua « grave preocupação» pela falta de progressos no Sahara Ocidental e pelo «desvio aparente da aplicação do Plano de resolução.» «Uma outra preocupação advém do facto da não aplicação do Plano de resolução das Nações Unidas, mesmo que temporariamente, possa exacerbar as tensões e bloquear os esforços desenvolvidos para a resolução da crise.» «A OUA, conclui o SG, está mais que nunca determinada a contribuir para a realização de uma solução permanente e duradoira do problema do Sahara Ocidental, aceite tanto por Marrocos como pela Frente Polisario. O Conselho está consciente de que o Plano de resolução foi concebido e elaborado com isenção e espera que esse trabalho desenvolvido com enorme esforço pela comunidade internacional durante anos com vista á sua aplicação não venha a ser em vão.»
No decurso do debate que se seguiu à leitura do relatório, o ministro dos Negócios Estrangeiros saharaui afirmou que o Conselho de Segurança da ONU não assumiu como seu o relatório de Kofi Annan mas que reafirmou a plena validade do Plano de resolução. A Frente Polisario e a RASD jamais aceitarão uma solução de terceira via, acrescentou.
A Gâmbia e o Senegal insistiram para que o ponto respeitante à admissão de Marrocos na União Africana fosse inscrito na ordem do dia, mas o Conselho rejeitou essa proposta, afirmando que Marrocos não solicitou a sua admissão na União Africana. (corr.)

03.07.01
Mohamed Loulichki foi nomeado embaixador representante permanente-adjunto de Marrocos na ONU. Hamid Chabar, conselheiro no ministério do Interior, onde dirige o departamento Sahara desde 1992, substitui Loulichki no cargo de governador encarregado da coordenação com a MINURSO. Participou nas reuniões de Londres e Genebra do ano passado com a Frente Polisario.

04.07.01
Autodeterminação
A Associação de Defesa do Direito de Voto (Nova-Caledónia) constata que o acordo-quadro proposto por James Baker exige um ano de residência no Sahara Ocidental para que seja obtido o direito de voto num eventual referendo de autodterminação. Mas segundo o Acordo de Nouméa, são necessários 20 anos de permanência no território para que os residentes franceses possam obter o direito de voto para participar no referendo de autodeterminação da Nova Caledónia. (RFO)

06.07.01
Daniel Paul, deputado do Seine Maritime e presidente do grupo de estudos sobre o Sahara Ocidental na Assembleia Nacional francesa visitou, de 27 e 30 de Junho, os acampamentos de refugiados saharauis. Acampanharam-no Maurice Bouchevreau, representante do presidente da Câmara de Mans e Régine Villemont, secretária-geral da Associação dos Amigos da RASD. A delegação avistou-se com os principais responsáveis da RASD: presidente do Parlamento, primeiro-ministro, ministro da Defesa, governadores das diferentes regiões. Na véspera do seu regresso a França, as três personalidades mantiveram um encontro com o presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz.

06.07.01
Independência para o Sahara Ocidental no ciberespaço
Os cibernautas votaram em larga maioria pela independência do Sahara Ocidental numa sondagem realizada pelo site do semanário fancófono «Jeune Afrique/l'Intelligent». No momento do fecho da votação, às 18 h., 6025 pessoas tinham expresso a sua opinião, 65,2% das quais a favor da independência e 33% a favor da integração em Marrocos. Nas horas seguintes, através de uma escandalosa manipulação, o número de votantes continuou a aumentar no contador do site a um ritmo verdadeiramente inusitado, invertendo, claro está, o resultado final. Na ficção, tal como na realidade, todos os meios são bons para falsear o jogo na questão do Sahara Ocidental.
Foram muitos os protestos enviados ao semanário, estando a ser estudadas iniciativas judiciais contra os seus responsáveis.
A ONG France-libertés, presidida pela viúva do antigo presidente François Mitterrand, em carta dirigida ao semanário, interroga-se sobre a legitimidade dos leitores e internautas responderem a este tipo de sondagens. Apelidando de nova forma de imperialismo a proposta feita aos leitores de se exprimirem em nome de um povo.
A organização alemã Kritische Oekologie constata que a política já não é elaborada mas antes encenada. O que a comunidade internacional recusa ao povo saharaui é "permitido" aos internautas, mas apenas para brincar.

SOLIDARIEDADE

France: L'association havraise " Un Camion Citerne pour les Sahraouis " était présente à "LE HAVRE fête les Associations" les 30 juin & 1 juillet 2001 par la tenue d'un stand. Ce fut l'occasion de présenter au public l'action de solidarité de l'association en faveur du peuple sahraoui et de faire signer une pétition destinée aux autorités françaises, leur demandant d'intervenir auprès de l'ONU pour le respect du Droit International et l'esprit de la Charte des Nations Unies.

Italia: L'Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi" e presente, a partire da venerdì 6 luglio 2001, alla Festa nazionale de l'Unità "Solidarietà e Terzo Settore" che si sta svolgendo a Sesto Fiorentino in viale Machiavelli (all'interno dell'are del Palazzetto dello Sport) e che si potrarrà fino al 16 luglio. L'Associazione presenterà alcune nuove pubblicazioni, tra le quali il volume "Il cammino del popolo Saharawi verso la libertà, non tutti i muri sono crollati" (edizione per le scuole). All'interno dello spazio dell'Associazione, nell'Area Terzo Settore, sarà disponibile materiale informativo e una nuova serie di cartoline dedicate al popolo Saharawi. Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi" saharawi@libero.it

INTERNET

EM BREVE

13.07.01, Berlim: A Universidade livre de Berlim concede o grau de Doutor honoris causa ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, manifestando-lhe o seu apreço pelo empenhamento na resolução dos conflitos internacionais. Várias ONG , organizações de apoio ao povo saharaui, e personalidades universitárias manifestaram já as suas críticas, face à recente atitude do SG ao propor para a resolução do conflito do SO uma via que está em contradição com a carta da ONU. Contacto: kritische.oekologie@berlin.de

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]