SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 22 + 23

27.05.-12.06. 2001

Violação dos direitos humanos

26.05.01: Ali Salem Hamdani, um dos saharauis detidos a 6 de Março de 2000 na sequência de manifestações em El Ayoun e condenado a 5 anos de prisão efectiva, sofre de grave problema cardíaco. O preso foi transferido de El Ayoun para Rabat-Salé graças à mobilização de organizações locais de defesa dos direitos humanos. (corr.)

27.05.01: Karim Chtouki, um saharaui residente em Dakhla, foi agredido e espancado por homens próximos do comissário de divisão Brahim Bensami, na sequência de um banal conflito financeiro. Teve lugar uma concentração diante do comissariado de polícia de Dakhla, a fim de protestar contra as agressões, que se tornaram frequentes na cidade, e contra a impunidade de que gozam os agressores. (SPS, corr.)

30.05.01: O presidente da secção Sahara do Forum Vérité et Justice, Moutik Lahoussine, foi convocado várias vezes à polícia por ordem do procurador do rei do tribunal de El Ayoun, devido à suas actividades em prol da defesa dos direitos humanos. Moutik recusou responder a questões relacionadas com certos parágrafos do comunicado do FVJ, publicado por ocasião do 1.º de Maio de 2001. (BERDHSO)

31.05.01: Nove jovens saharauis detidos desde Maio de 2000 na prisão de Marraqueche, fizeram greve da fome durante dois dias para protestar contra as condições de detenção a que estão sujeitos. Detidos na sequência dos confrontos ocorridos entre as forças de segurança marroquinas e estudantes saharauis no campus universitário de Marraqueche, em Maio de 2000, estes jovens cumprem penas entre 5 e 10 anos. (SPS)

O ministério dos Negócios Estrangeiros evocou recentemente o caso do estudante saharaui Iselkou Mokhtar, que terá sido espancado e apunhalado em Marraqueche após ter tomado a defesa dos jovens encarcerados.

01.06.01: Tghana Sbai, pastor saharaui de 30 anos, foi assassinado por um marroquino nos territórios ocupados, nas cercanias de Guelta Zemmour. (corr.)

Fontes espanholas anunciam ainda que os saharauis

- Maidani Ali Salem e Louloud Mohamed Ali al-Lali, cumprindo penas de prisão de cinco e quatro anos em El Ayoune, estão gravemente doentes.

- El Hadji Mohamed ould El Mahjoub ould Moelid desapareceu quando se enontrava em Rabat

- Maelainine Abderrahmane ould Mohamed ould Salem, condenado no dia 29.08.99 a dez anos de prisão, e cujo lugar detenção era ignorado, encontra-se actualmente na prisão civil de Inzegan, próximo de Agadir.

25.05.01

Uma delegação parlamentar francesa conduzida por François Loncle, PS, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional, visitou El Ayoun onde manteve encontros com responsáveis locais e tranfugas saharauis. (Le Matin du Sahara et du Maghreb)

26.05.01

A União Africana, organização que vem substituir a OUA, tornou-se realidade após 36 países terem ratificado a sua Acta Constitutiva. Em declaração proferida na sede da OUA, o representante saharaui lembrou que a RASD foi um dos primeiros Estados a ratificar a Acta Constitutiva da nova organização e que o seu país continuava a ser vítima de uma agressão colonial por parte de Marrocos. A RASD firmou igualmente no dia 1.º de Junho o Protocolo que estabelece a Comunidade económica africana relativa ao Parlamento panafricano.

29.05.01

O Alta Comissariado para os Refugiados organizou nos acampamentos de refugiados saharauis um colóquio consagrado aos direitos e deveres do refugiado bem como ao papel da mulher refugiada na sociedade. (SPS)

31.05.01

O presidente mauritano recebeu em audiência Mansour Oumar, ministro de Saúde da RASD, enviado especial de Mohamed Abdelaziz, presidente da república saharaui. A 5 de Junho, o presidente da Mauritânia recebeu também William Eagleton, representante especial do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental.

31.05.01

Entre 11 e 25 de Maio último, quatro delegados do Comité Internacional da Cruz Vermelha, visitaram 796 dos 1479 prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario em seis centros de detenção da região de Tindouf e do Sahara Ocidental, em zonas controlados pelo movimento de libertação saharaui. Os delegados do CICV abordaram com as autoridades saharauis o caso dos 178 combatentes saharauis desaparecidos no decurso do conflito e visitaram a família de um prisioneiro de origem saharaui que a missão visitou em Marrocos no dia 26 de Março passado.

02.06.01

Por ocasião do dia das forças armadas espanholas, cuja comemoração teve lugar em Alicante, e que contou com a presença do rei e do presidente do Governo, as associações de solidariedade com o povo saharaui da província organizaram uma manifestação pacífica através da cidade, a fim de protestar contra a atitude do rei e o do Governo do Estado espanhol face ao processo de paz do Sahara Ocidental. A manifestação, que foi proibida num primeiro momento com o argumento de entravar a circulação, reuniu mais de 500 pessoas.

04.06.01

O enviado especial do presidente Mohamed Abdelaziz entregou ao secretário-geral da ONU as «propostas que a Frente Polisario julga adequadas para desbloquear o plano de paz das Nações Unidas para o Sahara Ocidental». O ministério da Informação saharaui sublinhou que as propostas são de natureza a permitir «uma verdadeira retoma» da aplicação do plano de resolução da ONU no Sahara Ocidental. (SPS)

05.06.01

O Exército de Libertação Saharaui (ELS) realizou em Lakaibat, região de Tifariti (territórios libertados da RASD), monobras militares de envergadura. Várias unidades blindadas, artilharia pesada, DCA e batalhões de infantaria motorizada participaram nas manobras. O exercício simulou uma ofensiva contra um muro de areia, tendo as forças do ELS actuado diante de convidados alemães, representantes da comunicação social e observadores da Minurso. (SPS)

08.06.01

Cinco pessoas são consideradas como prisioneiros de opinião em Marrocos pela Amnistia Internacional. Para além do capitão Mustafa Adib, todos os outros quatro são saharauis: Mohamed Daddach, condenado à morte em 1979, condenação que foi comutada em prisão perpétua em 1994, Brahim Laghzal, Cheikh Khaya, Laarbi Massoudi, condenados durante o ano de 2000 pelo tribunal de primeira instância de Agadir a quatro anos de prisão. (Philip Luther, chefe da equipa África do Norte da Amnesty International, citado pelo Maroc Hebdo International).

08.06.01

Diversas delegações que visitaram os campos de refugiados nos últimos tempos relatam a extrema precaridade do aprovisionamento alimentar, em virtude da insuficiência e do atraso dos abastecimentos pelas grandes agências humaniárias. Os dois mais importantes fornecedores de ajuda alimentar, o Alto Comissariado para o Refugiados e o Programa Alimentar Mundial (PAM), reduziram ou mesmo cessaram os abastecimentos prometidos. Desde Setembro do ano passado que a agência europeia ECHO praticamente cessou o regular abastecimento aos campos. (Comunicado da WSF/USA, inglês)

O Alto Comissariado para o Refugiados e o Programa Alimentar Mundial (PAM) lançaram um apelo para a angariação de um fundo internacional de 1,2 milhões de dólares por mês para os «150.000 refugiados do du Sahara Ocidental instalados na região sudoeste do território argelino» Em comunicado de imprensa conjunto as duas agências humanitárias confirmam que a «a situação alimentar dessas pessoas mantêm-se extremamente precária »

SOLIDARIEDADE

EM BREVE

13.06.01, Vienne, Autriche, Herrengasse 8/1/10/57, 19 h. : Kulturtradition Westsahara: Henna und Tee-Zeremonie, Mag. Noriko Aoyagi und Frauen aus der Westsahara.

14-17.06.01, Gothenburg, Sweden: In connection with the EU summit a Free Forum will organize debates, seminars etc for the public. Afrikagrupperna, Emmaus Björkå and Saharabulletinen is organizing a seminar "The Western Sahara issue - betrayed by the world?" on Saturday 16 June 12.30 - 14.15 in Tent nr 1. Marika Griehsel, TV producer, Marianne Eriksson (v), Cecilia Malmström (fp) and Per Gahrton (mp) from the European Parliament, Kent Härstedt (s) and Marianne Andersson (c) from the Swedish parliament will participate among others.

15.06.01: La Asociacion de amigos del pueblo saharaui de Almansa y Comarca informa que se va a realizar una cena solidaria en la cual se presentara el video realizado el pasado mes de febrero en los campamentos bajo el titulo de "Sahara: la resistencia de un pueblo", presentado por el famoso cantante "Juan Pardo". Información tel. 696 443682, o auvicar@arrakis.es

23.06.01, Zaragoza: La camarata "San Nicolás" ofrecerá un concierto en favor de los Refugiados Saharauis.

24-27.07.01, Malaga: "II Curso de verano sobre Mundo Árabe contemporáneo: 1991-2001: Diez años de 'Nuevo Orden Regional' para el Mundo Árabe". 24.07.01, 12.30 - 14.00: «La cuestión saharaui en el contexto regional magrebí», Introduce: José Enrique Medina (Univ. de Málaga), Ponente: Carlos Ruiz Miguel (Univ. de Santiago de Compostela), Debate. Org: CSCA y Universidad de Malaga. email: csca-malaga@nodo50.org. Programa.

INTERNET

SIROKO no 2, editado pelas associações de Barakaldo com o Sahara SALAM y Leioa pro-sahara FATH

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castellano


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]