SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 12

18.-24.03. 2001

16.03.01
Ilhas Canárias
60 funcionários saharauis em estágio de formação nas Canárias foram recebidos pelo presidente do Parlamento da região autónoma, José Miguel Bravo. Nas palavras que proferiu, Miguel Bravo sublinhou que esta visita «é mais uma prova da colaboração e da simpatia que o arquipélago tem pela RASD». Exprimiu igualmente a sua «preocupação» face às dificuldades que entravam ainda a aplicação do plano de resolução. Os funcionários saharauis que se encontram há quatro meses nas ilhas Canárias terminam os seus estágios no final de Março. Esta é o segundo grupo de funcionários saharauis que frequenta estágios de formação em menos de dois anos. (SPS)

19.03.01
União do Magrebe Árabe
O 18.º Conselho de ministros de Negócios Estrangeiros da UMA reuniu-se em Argel. A conferência foi precedida por uma declaração do ministros dos Negócios Estrangeiros marroquino ao diário "Ach-Charq Al Awsat", na qual reafirmava a impossibilidade de dissociar a cooperação entre os Estados do Magrebe e a questão Sahara, «que é um assunto de unidade territorial e de soberania de um país membro desta união», adiantou. A liminar declaração de M. Benaïssa, que se fez representar na reunião de Argel, deixava claro que qualquer tentativa de avanço estava votada ao fracasso, tendo os ministros presentes se limitado a declarações de boas intenções.

19.03.01
Comissão dos Direitos do Homem da ONU, 57.ª sessão
Desde a abertura dos trabalhos que Marrocos e Argélia estão em oposição quanto à questão do Sahara Ocidental. O ministro dos Direitos do Homem marroquino qualifica no seus discurso os refugiados saharauis dos acampamentos de Tindouf como «marroquinos retidos contra a sua vontade», o que provoca uma resposta imediata do embaixador da Argélia junto da ONU.

No ponto 5, várias ONG intervieram sobre o direito à autodeterminação:

- declarações escritas por parte da Sociedade pelos Povos em Perigo, da Associação Americana de Juristas e da Liga espanhola Pro Derechos humanos;

- intervenções da Federação espanhola das associações de defesa e de promoção dos direitos humanos, da International Educational Development, dos EUA, da Pax Romana e da Federação Mundial da Juventude Democrática pela voz de Abba Salek Elhaissen, secretário-geral da União de Juristas Saharauis. Todas as ONG intervieram lembrando o direito à autodeterminação que assiste ao povo saharauis, denunciando os obstáculos ao processo de paz.

20.03.01
Sevilha
Por ocasião das jornadas organizadas pela Universidade de Sevilha que tiveram por tema «O Povo Saharaui, 25 anos depois», o prémio Nóbel da literatura José Saramago exprimiu «a sua solidariedade incondicional» com o povo saharaui, que corre o risco de voltar a ser vítima de uma guerra na sequência «da cumplicidade dos governos, da impotência da ONU e da indiferença da opinião pública espanhola». Saramago pediu a esta que se mobilize para que o governo abandone a sua indiferença face ao conflito. Reprovou o rei de Espanha «de chamar primo ou irmão ao rei de Marrocos», sabendo que é a política marroquina que constitui o principal obstáculo à resolução do conflito marroquino-saharaui, acrescentando que «se existem irmãos que os espanhóis podem escolher, esses, penso eu, são os Saharauis.»

21.03.01
Paris
O ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino avistou-se com Hubert Védrine, o chefe da diplomacia francesa. M. Benaïssa acabava de chegar de Nova Iorque onde se reunira com o secretário-geral das Nações Unidas. Segundo o jornal Ach-Chark al-Awsat (saudita) a questão do Sahara Ocidental terá sido o tema abordado em ambos os encontros. Paris reafirmou de novo a defesa «da estabilidade regional» e considera que o facto de poder ser encontrada uma solução aceitável para o problema do Sahara Ocidental constitui «um elemento essencial para garantir a segurança e concretizar o desenvolvimento».

21.03.01
Mauritânia
O presidente mauritano recebeu Omar Mansour, ministro da Saúde da RASD, na qualidade de enviado especial do presidente saharaui, que lhe transmitiu uma mensagem de Mohamed Abdelaziz sobre a situação na região e os últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental.

23.03.01
RASD
90 pessoas, em representação do governo autónoma das Canárias, de municípios, instituições diversas e jornalistas chegaram aos acampamentos de refugiados para reafirmarem uma vez mais a sua solidariedade para com os Saharauis (SPS).

23-24.03.01
Marrocos - direitos humanos
Familiares de desaparecidos e vítimas de desaparecimento forçado em Marrocos e no Sahara Ocidental iniciaram uma greve da fome em Casablanca. São cerca de seis dezenas de participantes, entre os quais muitas mães de desaparecidos. Durante um encontro mantido com um representante do Forum Vérité et Justice, as autoridades marroquinas afirmaram que não existiam mais sobreviventes. Para os defensores dos direitos humanos, não só as autoridades marroquinas continuam a tratar estas famílias com total desprezo, como o próprio Estado continua a matar, a torturar e a assassinar ao mesmo tempo que procura lavar a sua imagem.

INTERNET

EM BREVE

31.03.01, Sesto Fiorentino, Italia, presso l'Aula Magna dell'I.T.C.G. "Piero Calamandrei", via Milazzo 13, Conferenza sul Popolo Saharawi. Saranno proiettate 100 diapositive in dissolvenza, commentate da due attori con proverbi e detti del Popolo Saharawi. I testi sono tratti dal libro "Saharawi: una ricerca sul campo" edito dall'Associazione di Solidarietà con il Popolo Saharawi "Ban Slout Larbi" di Sesto Fiorentino. In sottofondo musiche tradizionali Saharawi. La proiezione avverrà alle ore 11,30 e alle ore 12,30. La proiezione è organizzata dal Centro Sperimentale di Fotografia di Prato insieme all'Associazione "Ban Slout Larbi" e all'associazione di volontariato "TerraViva" di Prato. Chi fosse interessato ad ospitare l'iniziativa all'interno della propria scuola e/o associazione rivolgersi a Andrea Dabizzi (tel. 0574591217 cell. 03478304488).

30.03.01, Pappiana, Pisa, Italia, alle ore 20,30, presso il Circolo Arci, cena di solidarietà per il Popolo Saharawi organizzata dall'Associazione "Crescere Insieme" di Pontedera. Il costo della cena è di 25.000 lire per gli adulti e di 10.000 lire per i bambini. Per le adesioni tel. 0587 53455 (orario pomeridiano). (Associazione «Ban Slout Larbi»)

31.03.01, Pisa: Sala del Consiglio Provinciale - ore 10 "Donne in guerra: esperienze delle donne saharawi" Incontro con una delegazione femminile del Popolo Saharawi. Ore 12 Conclusioni di Chiara Boni, assessore alla Comunicazione e Informazione della Regione Toscana. Org.: Provincia di Pisa, Istituzione Centro Nord-Sud.

28.04.01, Paris: Colloque des juristes sur le Sahara Occidental: <07-unfs01.htm>programa.

INFORMAÇÃO

Sahara Press Service
A agência noticiosa da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), SPS, vai iniciar a distribuição do seu serviço em espanhol. Os despachos estarão disponíveis em: <http://www.citeweb.net/spsinfo/>http://www.citeweb.net/spsinfo/ . Quem o desejar poderá subscrever a lista de difusão por e-mail em
spsrasd@wissal.dz ou Agencia-SPS-subscribe@yahoogroups.com.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

français

english

castillano

Català


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]