SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

original:frances

SEMANA 10

04.-10.03. 2001

 

Marrocos
Duas semanas após o ultimato da ONU, a ideia de uma autonomia para o Sahara começa a ser evocada em Marrocos. Khalihenna ould Rachid, notável saharaui pro-marroquino, com assento na Assembleia Municipal de d'El Ayoun, multiplica as reuniões e declarações tentando tornar-se o porta-voz dos saharauis sob ocupação marroquina. (ver
semana 08). Assume-se como o apóstolo de uma solução de autonomia, que conta com a simpatia das grandes potências e da ONU.
A história repete-se
Acossada pela descolonização, a Espanha, em 1974, confiou a Khalihenna a preservação dos seus interesses. Foi assim que este criou o PUNS, um partido pseudo-nacionalista, e pretendia tornar-se o primeiro presidente de um Sahara «independente». A invasão e a integração do território em Marrocos mudaram os dados e Khalihenna tornou-se ministro dos Assuntos Saharianos marroquino.
Nas suas recentes declarações apresenta-se de novo como líder da tendência nacional saharaui e reivindica: «Digo-vos que está na hora de dizer ao mundo que existimos e que é preciso aplicar a opção regionalista &endash; Em Espanha, designá-la-íamos por autonomista &endash; para o nosso território.» (El Pais, 26.02.01).
Não hesita em dizer numa outra entrevista que a situação económica e social no Sahara é grave, catastrófica, explosiva mesmo. «Os acontecimentos [de Outubro de 1999] podem reproduzir-se, de uma forma ainda mais grave... Nas últimas semanas, por pouco não voltou a explodir.» Quer canalizar o descontentamento no Sahara, onde o problema, como reconhece, é de origem política. Para ele, o responsável é Basri, o ex-ministro do Interior, a sua má gestão do dossier, os acordos de Houston, «que Marrocos não era obrigado a firmar». Para Khalihenna, o sucessor de Basri não é melhor, pois mais não fez que camuflar a situação real. Nada foi feito. O Conselho constitutivo para os Assuntos Saharianos, anunciado pelo rei em 199 não passou de letra morta. (Maroc Hebdo International, 09.03.01).
Por outro lado, Marrocos toma timidamente consciência da situação real após as últimas propostas da ONU. Serfaty adverte: «As alternativas são claras e transparentes (..): ou Marrocos aceita enveredar pela terceira via ou a ONU terminará o recenseamento num sentido que dará lugar à independência.(...) Estamos na encruzilhada e o destino do país disso depende.» (La Nouvelle Tribune, 22.02.01).
O governo marroquino, pela voz do secretário de Estado das Telecomunicações, deixou entender que prepara uma fórmula de autonomia para o Sahara Ocidental, que se inspiraria no modelo regionalista espanhol (01.03.01, EFE). A divisão administrativa de Marrocos está a ser revista, o número das províncias deverá ser reduzido de 16 para 10, formando o Sahara uma única entidade, anuncia La Vérité (09.03.01) .

27.02.01
Austrália
A moção apresentada no Senado australiano pela senadora Lyn Allison foi aprovada por unanimidade. Nela solicita-se ao governo australiano que intervenha junto da ONU e de Marrocos no sentido de favorecer a realização o mais rapidamente possível do referendo de autodeterminação e de chamar a atenção do governo britânico para as consequências da venda de armas na região.

07.03.01
Repressão
Ayach Baba Yahdih, de 17 anos, estudante no colégio "Laayoune3", que fora detido juntamente com os seus dois irmãos no dia 11 de Fevereiro após o incêndio de uma viatura, (ver
semana 07), foi condenado a dois anos de prisão efectiva pelo tribunal de primeira instância.
Mohamed Najem Laabi, preso a 12 de Fevereiro no aeroporto de El Ayoun (ver
semana 07), acusado de falsificação de papéis e transferido para Marrocos, foi libertado após ter passado dez dias no Comissariado de polícia de Tânger. (corr.).

07.03.01
Espanha
Cerca de três dezenas de deputados do Parlamento espanhol constituíram um intergrupo «Paz para o povo saharaui», onde, à excepção do Partido Popular, todos os partidos estão representados. O objectivo do intergrupo é apoiar o plano de paz para o Sahara Ocidental, defender os direitos humanos no território e intensificar a ajuda humanitária aos refugiados saharauis. O novo intergrupo prevê o envio de delegações aos acampamentos de refugiados e aos territórios ocupados por Marrocos.

09.03.01
Marrocos
Mohammed VI nomeou Mohammed Bennouna representante permanente de Marrocos junto das Nações Unidas. Doutor em direito internacional, professor em Direito Público e Ciências Políticas, , M. Bennouna exercia desde 1998 o cargo de juiz no tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia. Fez parte da delegação marroquina ao Tribunal Internacional de Justiça em 1975 e foi director-geral do Instituto do Mundo Árabe, em Paris, de 1991 a 1998.

08.03.01
Venda de armas britânicas
O programa televisivo da BBC Newsnight investigou a venda de armas a Marrocos (ver
semana 05). Tratam-se de peças de substituição para canhões estacionados ao longo do muro de defesa no Sahara Ocidental. O jornalista Robin Denselow concluía na sua reportagem que o Parlamento havia sido enganado pelo governo, pois este dera a entender que o Gabinete de Assuntos Jurídicos da ONU achara que a venda de armas não violava o cessar-fogo. O responsável pelo referido Gabinete, Hans Corell, declarou à televisão britânica que o seu departamento não tinha sido consultado. O porta-voz da ONU, David Wimhurst, interrogado pelo programa Newsnight, declarou que a ONU não tinha dado 'luz verde' à renovação dessas armas. Questionado sobre a mesma questão, Charles Dunbar, antigo representante especial da ONU para o Sahara, fez declarações no mesmo sentido. Newsnight descobriu que a empresa Royal Ordnance colocou em estado de bom funcionamento 30 canhões com alcance de tiro de 17 km e capacidade de 12 disparos por minuto. O governo britânico recusou que qualquer ministro fosse interrogado pelo programa.

INTERNET

Comité de solidaridad con el Sáhara interpueblos, Cantabria, Espanha: http://www.nodo50.org/labarored/interpueblos/actividad/sahara_occidental/home.htm

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Castellano

English

Slovenian language

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]