SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 51

17.-23.12. 2000

 

15-16.12.00
Diplomacia
No âmbito de uma viagem que realizou ao Magrebe, Allen Keiswetter, subsecretário de Estado adjunto norte-americano encarregado do Médio Oriente e da África do Norte, deslocou-se a Tindouf, onde se avistou com o presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz. Nos encontros mantidos, a "segurança regional" foi - segundo a agência noticiosa saharaui, SPS &endash; um dos temas debatidos. O diplomata norte-americano, que saudou a libertação de prisioneiros de guerra pela Frente Polisario como um "acto muito elogiável", visitou a wilaya de El Ayoun e deslocou-se a Tifariti nos territórios libertados. (
SPS)

18.12.00
Bellaterra (Barcelona)
A Cátedra da UNESCO para a paz e os direitos humanos da Universidade autónoma de Barcelona manifestou preocupação face à recente colocação por parte de Marrocos de grandes quantidades de minas anti-pessoal junto aos muros de defesa marroquinos no Sahara Ocidental, o que representa um sério risco de retorno à confrontação armada depois de 28 de Fevereiro de 2001, data em que termina a presença das Nações Unidas no Sahara Ocidental.

19.12.00
Desmentido
A Frente Polisario desmentiu as informações veiculadas pela agência noticiosa oficial marroquina, MAP, segundo a qual 12 saharauis teriam sido detidos pelas autoridades argelinas, na altura em que supostamente estariam a tentar entrar em Marrocos. (
SPS)

19.12.00
Entrevista de Youssoufi ao "
El Pais"
Respondendo a uma pergunta sobre que propostas irá apresentar Marrocos na próxima Primavera à ONU para evitar o referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental, o primeiro-ministro marroquino afirmou:
"Não quero entrar em detalhe, mas nas grandes linhas, e no quadro da nossa descentralização, trata-se de tomar em consideração as características desta região. De permitir aos habitantes desta província gerir os seus assuntos. Temos vindo a estudar os modelos de regionalização que existem noutros países".
Relativamente à manobras militares da F. Polisario e do risco de ser reatado o conflito armado, o chefe do governo marroquino declarou: " Não acreditamos que todas as ameaças formuladas sejam postas em prática. Temos confiança na sabedoria dos dirigentes dos países da região, que não os deixarão tomar essa iniciativa."

22.12.00
O Conselho Consultivo dos Direitos do Homem (CCDH) realizou em Rabat a sua quinta reunião, sob o tema: balanço e perspectivas. (
imprensa marroquina)

22.12.00
Rallye Paris - Dakar
O ministério da Informação saharaui publicou um comunicado urgente, no seguimento do anúncio oficial do atravessamento do Sahara Ocidental pelo rallye Paris-Dakar.
A Frente Polisario considera que esta passagem é "um insulto à vontade do povo saharaui, um desafio às Nações Unidas, um apoio ao facto consumado colonial marroquino e, portanto, uma violação do cessar-fogo".
A Frente Polisario considera-se livre de qualquer compromisso em relação à trégua em vigor e retomará as suas actividades militares no mesmo dia em que o rallye passar a fronteira marroquino-saharaui.
O 23.º Paris - Dakar deveria passar a fronteira saharaui durante a sétima etapa, Goulimine-Smara (489 km), no Domingo, 7 de Janeiro. (c
omunicado do ministério da Informação da RASD)

SOLIDARIEDADE

França
18-25.11.00. Tournée El Ouali
O grupo de danças e cantares El Ouali deslocou-se a França, a convite do município de Saint-Denis, no quadro da Semana da Solidariedade Internacional. A Association Française de Solidarité avec les Peuples d'Afrique, AFASPA, organizou nesta cidade com grandes tradições de solidariedade um serão-debate sobre a questão do Sahara Ocidental, em que participaram Mohamed Sidati, ministro da RASD, Sadafa Bahia, representante da Frente Polisario em França e Pierre Kaldor, presidente da AFASPA. Na semana seguinte o grupo cultural saharaui deu um concerto em Gonfreville l'Orcher, Seine Maritime, a que assistiram 150 pessoas. No final da tournée, foi organizado um último espectáculo em Yvelines para a comunidade saharaui residente na região parisiense.

Itália
05-06.12.00. Visita de uma delegação saharaui à Toscânia
Uma delegação saharaui composta por Khadija Hamdi, parlamentar da Assembleia Nacional, Malouma Larabas da direcção nacional da UNMS (União Nacional das Mulheres Saharauis) e representantes da F. Polisario em Itália, firmou um pacto de amizade e geminação entre a Wilaya de Smara e a Província de Gênes. Um pacto semelhante foi concluído entre a Daira de Tifariti e a autarquia de Lerici na província de La Spezia, região da Ligúria.
09.12.00 Visita do presidente Mohamed Abdelaziz à Toscânia
A convite do presidente da Região da Toscânia, Claudio Martini, Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD, participou na Conferência Nacional de Solidariedade com o Povo Saharaui em Florença. O evento, que teve lugar na famosa Sala dos 500 do Palazzo Vecchio, contou com a presença de muitas autoridades locais e nacionais, parlamentares italianos e europeus, entre os quais a deputada Margot Kessler, presidente do Intergrupo "Paz para o Povo Saharaui" em Estrasburgo.
10.12.00 O presidente Mohamed Abdelaziz inaugurou uma exposição de fotografias na Biblioteca Pubblica "E. Ragionieri" no Sesto Fiorentino (Província de Florença), e uma outra realizada pelo Centro Fotografico Sperimentale em Prato.
11.12.00 O presidente saharaui foi o convidado especial e o orador principal do encontro "Battere la povertà, i diritti dei senza diritti" (Vencer a pobreza, os direitos dos sem-direitos) organizado pela Região da Toscânia e a Câmara Municipal de Florença em colaboração com o ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, ONG, Jubileu 2000 e com o apoio da ONU. Juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Florença Leonardo Dominici, o presidente da Região da Toscânia Claudio Martini, o presidente do Conselho Regional Riccardo Nencini, o subsecretário do Governo italiano Vannino Chiti, o célebre cantor italiano Antonello Venditti, John Langmore do Departamento de Política Social da ONU, Muhammad Yunus fundador do Grameen Bank e Rigoberta Menchù, Prémio Nóbel da Paz, o presidente Mohamed Abdelazi participou no Palácio dos Desportos de Florença num encontro que juntou 7000 estudantes da Toscânia.

Espanha
15 -22 de Dezembro 2000. País Basco, Bilbao, Irala: II semana da solidariedade, organizada pela Associação dos Cidadãos. Objectivo: sensibilizar a população sobre a situação no Sahara Ocidental e recolher fundos para comprar um computador para a agência de informação saharaui, SPS. Mais Informação:
iralabarri@hotmail.com

Bélgica
UN PEUPLE OUBLIE, UNE LUTTE ENSABLEE, SAHRAOUIS
Esta bela exposição de fotografias, que abriu ao público a 9 de Dezembro e que tem tido um enorme sucesso, pode ser vista na Maison Internationale, rue Haute 139, 1000 Bruxelles, até ao dia 12 de Janeiro de 2001. Trata-se de uma colaboração entre o Comité belga de apoio ao povo saharaui, Oxfam-Solidarité e a Maison Internationale. As fotografias foram captadas por Tineke D'haese, Eric de Mildt e 2% Human Race.

EM BREVE

Maratona do Sahara
O diário "EL Mundo" publica um especial sobre a Maratona do Sahara, o qual será actualizado periodicamente:
http://www.elmundo.es/saharamarathon/index.html

FIDH
O 34.º congresso da Federação Internacional dos Direitos do Homem realizar-se-à em Casablanca, de 10 a 14 de Janeiro de 2001.

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Castellano

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]