SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 49-50

03.-16.12. 2000

 

02.12.00
El Ayoun
Noventa (90) jovens saharauis ameaçados de deportação para Marrocos prosseguem o seu movimento de protesto. 80% deles são casados. Apesar das tentativas e esforços da polícia para os impedir, os manifestantes conseguiram exibir uma pancarta com slogans contra a política colonialista marroquina.

03.12.00
Itália
A Associação nacional de solidariedade com o Povo Saharaui (ANSPS) realizou em Bolonha a sua assembleia anual. A reunião foi aberta por Mohamed Sidati, representante da Frente Polisario na Europa, cujo relatório deu lugar a um debate vivo e animado. A Assembleia definiu as actividades futuras à luz dos trabalhos e resoluções da conferência europeia de solidariedade que se realizou recentemente na Bélgica. Durante a reunião foi eleito um novo executivo nacional de 22 membros e Luciano Ardesi confirmado como presidente.

04.12.00
Alemanha
Por ocasião da visita oficial do primeiro-ministro marroquino Abderrahmane Youssoufi, o porta-voz adjunto para os Negócios Estrangeiros do grupo parlamentar socialista no Bundestag, Dr. Eberhard Brecht, declarou que "o governo federal deveria aproveitar a ocasião para chamar a atenção do seu hóspede marroquino de que só o respeito pelo plano de paz das Nações Unidas pode conduzir a uma solução justa e duradoura do conflito do Sahara Ocidental." Por seu lado, a dirigente do grupo de trabalho "política internacional" do grupo parlamentar do PDS, Heidi Lippmann, afirmou que "o futuro do território do Sahara Ocidental, ilegalmente anexado por Marrocos, deve constituir um dos principais temas das conversações do governo federal com o primeiro-ministro marroquino. O governo federal deve fazer claramente compreender que apoia o plano de paz das Nações Unidas e rejeita a política marroquina que procura impedir por constantes adiamentos a realização do referendo sobre o futuro do Sahara Ocidental."

05-14.12.00
União Nacional das Mulheres Saharauis (UNMS)
A delegação da UNMS que visitou Cuba firmou um acordo de cooperação com a Federação das Mulheres Cubanas, antes de deixar Cuba em direcção à Nicarágua. Neste país centro-americano, a delegação manteve contactos com diversas deputadas e várias organizações de defesa dos direitos das mulheres. De 7 a 14 de Dezembro, a delegação visitou o Panamá, onde se avistou com representantes das autoridades executivas e legislativas, e com várias ONG. Hector Aleman, presidente da Comissão da Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento panamiano, e Khira Boulahi, parlamentar saharaui, firmaram um documento constitutivo de um grupo interparlamentar panamiano-saharaui, que tem por objectivo promover a solidariedade entre os dois parlamentos.

06.12.00
Espanha
Várias caravanas de ajuda humanitária partiram de Espanha com destino aos campos de refugiados, carregadas com grandes quantidades de material diverso. A Associação dos Amigos do Sahara das Astúrias organiza a sua segunda caravana este ano, que integra 4 veículos, que se juntaram em Alicante aos outros 50 veículos oriundos de Castilha-La Mancha.

06.12.00
Quebra do cessar-fogo
Em carta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas, o presidente saharaui protestou contra a recente implantação por parte de Marrocos de milhares de minas anti-pessoal nas cercanias do muro de defesa. Mohamed Abdelaziz apelou as Nações Unidas a condenar estas violações do cessar-fogo e a impedir Marrocos de se lançar numa "escalada perigosa" num momento de paz "precária" no Sahara Ocidental. (
SPS)

08.12.00
Segundo alguns órgãos de comunicação marroquinos, a República de Vanuatu, que reconheceu oficialmente a RASD em 1980, terá retirado esse reconhecimento até que se realize o referendo.

08.12.00
Solidariedade
Mais de 2200 pessoas, vindas de Espanha e Itália, visitam durante quatro dias os acampamentos de refugiados saharauis em sinal de solidariedade. Doze províncias autónomas espanholas estão representadas nos dez vôos charters chegados a 2 de Dezembro. Entre as personalidades políticas presentes, contam-se o vice-presidente do governo autónoma da Extremadura, o presidente do Parlamento de Navarra, muitos presidentes de câmaras municipais e deputados. Durante esse período, foram também firmados acordos de geminação e cooperação entre a Província de Málaga e a wilaya de Aousserd, a autarquia de Redondela e a daïra de Dcheira, assim como entre a Andaluzia e Aïn el Beïda. (
SPS)

09.12.00
Marrocos / Direitos Humanos/ Repressão
Por ocasião do 52.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Associação Marroquina dos Direitos Humanos, AMDH, organizou uma manifestação diante do Parlamento, em Rabat, à qual se juntaram 13 membros do Comité de coordenação das vítimas saharauis de desaparecimento forçado, ccdfs. A AMDH exigia a verdade sobre os desaparecimentos, as detenções ilegais, os actos de tortura, assim como o julgamento dos responsáveis. A manifestação, que fora entretanto proibida, foi dispersa pelas forças policiais com grande violência, tendo os manifestantes sido barbaramente espancados. 42 pessoas foram detidas, entre as quais vários saharauis defensores dos direitos humanos. O procurador do rei recusou-se a inculpar seis dos detidos. 36 pessoas compareceram no dia 11 diante do tribunal de primeira instância. Foram pronunciadas sentenças contra dois dos detidos, enquanto que o processo das restantes foi adiado para 28 de Fevereiro. Estes acontecimentos deram origem a inúmeros protestos .

14.12.00
Libertação de prisioneiros de guerra
A Frente Polisario libertou 201 prisioneiros de guerra marroquinos num " gesto humanitário" por ocasião do mês sagrado do Ramadão. Os militares marroquinos, com idades entre os 31 e os 75 anos, capturados entre 1975 e 1989, foram entregues na escola militar "Chaid Ami" ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), representado pelo seu presidente Jakob Kellenberger. Na cerimónia, a Frente Polisario declarou que a troca de presos de guerra com Marrocos está previsto pelo Plano de Paz para o período transitório, que precede a realização do referendo. Lembrou que, até agora, libertou já mais de 800 presos marroquinos e lamentou que os 150 prisioneiros de guerra e os 207 presos políticos saharauis em Marrocos não beneficiem de uma medida recíproca, lembrando, como exemplo, o caso particularmente trágico de Mohamed Daddache. Os presos libertados foram conduzidos em avião especial para a base militar de d'Inzegane, próximo de Agadir. (comunicado ministério da Informação saharaui, SPS, CICR)
Num comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Marrocos exige "a libertação total, imediata e incondicional das 1481 pessoas desaparecidas", o que corresponde ao número de prisioneiros de guerra marroquinos ainda detidos pela Frente Polisario.

SOLIDARIEDADE
11-15.12.00, País Basco: Por ocasião da visita ao País Basco da ministra da Cultura saharaui, Mariam Salek H´amada, a Associação dos Amigos da RASD do País Basco organizou diversas manifestações públicas, encontros com representantes das autoridades regionais e locais, bem como com órgãos de Comunicação Social.

15.12.00: Catalunha, Prémio Horta-Guinardo 2000, O júri atribuiu o prémio da cooperação e da solidariedade à ACAPS, Associação Catalã dos Amigos do Povo Saharaui, pela sua actividade desinteressada em prol do povo saharaui e ao seu trabalho de sensibilização sobre a situação deste povo.

EM BREVE
09.12.00-12.01.01, Bruxelas: "Sahraouis, un peuple oublié, une lutte ensablée", exposição de fotografias de Tineke D'haese, Eric de Mildt & 2% Human Race, em colaboração com o Comité Belga de Apoio ao Povo Saharaui, Oxfam Solidarité e La Maison Internationale. Maison internationale, Rue Haute 139, 1000 Bruxelles, info: minth@skynet.be

16.12.00, 11-14 h., Moll de la Fusta, Barcelona: Acte d'Acomiadament de la 7ª Caravana Catalana per la Pau.

INTERNET
Maratona do Sahara
O diario "EL Mundo" iniciou a publicação no dia 16 de Dezembro, de um especial sobre a Maratona do Sahara, o qual será actualizado periodicamente:
http://www.elmundo.es/saharamarathon/index.html

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

English

Svensk

Français

Castellano

Portugês

Nederlands


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]