SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 35

27.08.-02.09. 2000

 

26.08.00
Sahara Ocidental
Antigos presos e desaparecidos saharauis criaram em El-Ayoun, capital do Sahara ocupado, uma secção do Forum Verdade e Justiça, associação fundada em Casablanca em Novembro de 1999. Os seus objectivos são trazer à luz do dia as violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado marroquino no passado e actualmente, obter justiça e reparação para as pessoas lesadas ou suas famílias. A direcção da nova organização, formada por 15 pessoas, apelou ao apoio e solidariedade das associações de defesa dos direitos humanos em Marrocos e em todo o mundo.

27-30.08.00
Argel
Pierre Galand, presidente da Coordenação Europeia de Apoio ao povo saharaui, em visita de trabalho à Argélia, afirmou numa conferência de imprensa conjunta com as senhoras Saida Benhabyles e Anissa Boumedienne, presidente e presidente de honra, respectivamente, do Comité argelino de Apoio ao Povo Saharaui (CASPS), que "o desenvolvimento e a segurança do Magrebe só poderiam ser conseguidas através da realização do referendo de autodeterminação do povo saharaui."
A senhora Benhabyles apresentou os objectivos do CASPS, fundado recentemente: no plano político, o apoio à aplicação das decisões da ONU e da OUA, no plano humanitário, a ajuda às populações saharauis. Denunciou igualmente a política de "dois pesos duas medidas" do Conselho de Segurança, lamentando que no início do terceiro milénio existam ainda povos colonizados.
A viúva do antigo presidente argelino, Anissa Boumedienne, afirmou por seu lado que o bloqueio da questão saharaui é prejudicial a todas as partes envolvidas na resolução do problema, "em particular a Marrocos". (
aps)

30.08.00
Timor Oriental
Radhi Bachir, conselheiro da Presidência saharaui, representou o povo saharaui nas festividades que assinalaram em Dili o primeiro aniversário do referendo em Timor-Leste, que apontou o caminho da independência deste território.

30.08.00
Austrália
O intergrupo parlamentar australiano dos Amigos do Sahara Ocidental teve a sua primeira reunião. A presidente, a senadora Sue West, traçou a similitude das situações em Timor-Leste e no Sahara Ocidental, e interrogou-se quantos anos mais terão os saharauis ainda que esperar para que o seu direito seja reconhecido. A senadora pediu à comunidade internacional que faça pressão sobre Marrocos a fim de que este país cesse as suas manobras dilatórias. Regozijou-se com o amplo apoio conseguido pelo intergrupo entre os parlamentares dos diversos partidos. A vice-presidente, a senadora Allison, falou sobre a viagem que efectuou recentemente aos campos de refugiados. O intergrupo tem por objectivos chamar a atenção do parlamento australiano sobre a situação do Sahara Ocidental, fazer pressão sobre o governo para que exerça um papel activo na ONU e denunciar todas as violações aos direitos humanos no Sahara Ocidental.

01.09.00
Marrocos
O rei de Marrocos designou Abraham Serfaty assessor do Office National de Recherches et d'Exploitations Pétrolières (ONAREP). A. Serfaty, de 74 anos, foi director do Office Chérifien des Phosphates, professor na Ecole Mohammédia des ingénieurs de Rabat e director de Minas e Geologia no ministério da Energia e Minas antes de ser preso em 1974. (
AFP)

Em breve

03.09.00, Florença, Itália: Adozione a distanza dei bambini celiaci saharawi. Giornata di festa e studio. Info e programma.

15-17.09.00, Ascea (SA), Itália: "Terza rassegna internazionale del cinema documentario mediterraneo", Fondazione Alario per Elea-Velia, 17.09.00 Serata a sostegno del Popolo Saharawi: H.19 Appunti di viaggio, con la partecipazione di Omar Mih (Fronte Polisario), Umberto Romano (Scrittore), ecc.

16-21.09.00, Espanha: visita oficial do rei de Marrocos. O ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Benaïssa, avistou-se no dia 1 de Setembro, em Madrid, com o seu homólogo espanhol, a fim de preparar esta visita.

NOVAS PUBLICAÇÕES

[É possível que existam links a diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

Castellano

English

Deutsch


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]