SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 26

25.06.-01.07. 2000

20.06.00
Julgamento
O tribunal da relação de Marraqueche condenou o jovem saharaui Rajaa Brahim a cinco anos de prisão efectiva, por ter incendiado uma viatura da administração marroquina quando dos incidentes de 17 de Maio passado. Os pais do acusado não puderam assistir ao julgamento nem visitar o filho durante o período de detenção provisória, que se prolongou por mais de um mês e durante o qual ele foi sujeito e torturas físicas e morais (
SPS).

21.06.00
Direitos humanos
Coincidindo com a visita do rei de Marrocos ao país, a Amnesty International dos EUA pediu instantemente ao governo de Marrocos que efectuasse investigações aturadas e encontrasse indemnizações adequadas para todas as vítimas de desaparecimento forçado ou detenção arbitrria assim como para suas famílias, incluindo as centenas de saharauis, cujos processos não foram reconhecidos pelas autoridades marroquinas.

22.06.00
Congresso norte-americano
Discursando perante o Congresso, M. Pitts tornou pública uma carta dirigida ao presidente Clinton, subscrita por 22 membros do Congresso, que insiste sobre a necessidade do respeito pelo plano de paz da ONU e apela ao chefe de Estado norte-americano que recorde ao rei de Marrocos em vista aos EUA o seu compromisso perante o referendo. Esta iniciativa dos congressistas é motivada pela posição da França e dos EUA nos Conselho de Segurança favorecendo o abandono do plano de resolução.

22.06.00
Senado norte-americano
Vrios senadores norte-americanos dirigiram uma petição ao Presidente Clinton, solicitando que os EUA joguem um papel construtivo a fim de evitar o retomar das hostilidades no Sahara Ocidental, ao mesmo tempo que declaram que o a solução do conflito passa por um referendo que contribuir para a estabilização e o desenvolvimento de Marrocos.

22.06.00
Senador Kennedy
Numa declaração distribuída à imprensa após o encontro que manteve com o rei de Marrocos, o senador Edward Kennedy declara que o referendo deve ter lugar o mais depressa possível. Ela atribui os atrasos do processo em primeiro lugar ao governo marroquino e deplora que Marrocos perca a sua credibilidade procurando subtrair-se à legalidade internacional.

26.06.00
Direitos humanos
Os três jovens saharauis condenados em Agadir foram julgados após terem apresentado recurso. A sentença ser tornada pública no dia 3 de Julho. A Federação Internacional dos Direitos do Homem (FIDH) havia mandatado a senhora Dominique Noguère como observadora. O Comité dos Direitos do Homem (CDDH - Marraqueche) e a Organização Marroquina dos Direitos do Homem (OMDH) enviaram, cada uma, uma observador.
Os detidos continuam encarcerados na prisão civil de Inezgane, junto de Agadir, juntamente com presos de delito comum. As condições de detenção são muito duras.

26.06.00
Índia
A Índia, que reconheceu a RASD no dia 01.10.85, retirou o seu reconhecimento da República Saharaui, declarando que segue a evolução da situação, apoia a aplicação do plano de resolução da ONU e conserva contactos amigveis com todas as partes implicadas.

26-29.06.00
Austrlia
Por altura do congresso que realizou recentemente, o Conselho de Sindicatos adoptou uma resolução de apoio à luta pela independência do povo saharaui e a um referendo livre e regular, conforme as resoluções das Nações Unidas.

27.06.00
Marrocos
O primeiro-ministro marroquino, El Youssoufi, avistou-se em Genebra com o Alto Comissrio das Nações Unidas para os Refugiados, a senhora Sadako Ogata. El Youssoufi encontrou-se igualmente com o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jakob Kellenberger, com quem abordou a questão dos prisioneiros marroquinos detidos pela Frente Polisario. (agências)

28.06.00
Negociações de Londres II
As negociações entre Marrocos e a Frente Polisario, sob os auspícios de James Baker, tiveram lugar na residência privada do ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Robin Cook. As delegações presentes eram compostas pelos mesmos elementos que haviam participado no encontro de 14 de Maio, com a diferença de que, desta vez, os delegados marroquinos ex-membros da Polisario não foram admitidos nos debates. As conversações, que se centraram nas propostas de cada uma das partes com vista a ultrapassar os obstculos do plano de paz, duraram quatro horas. Foram qualificadas de "francas" pelo porta-voz da ONU. James Baker ter reafirmado "que não se trata de matar o plano de paz ou de que este seja posto de lado", segundo a aps. A Frente Polisario entregou um memorandum a Baker, clarificando a sua posição sobre todos os aspectos em litígio e reiterando a sua vontade de plenamente cooperar para uma solução do conflito no quadro do plano de resolução.
"Tivemos discussões profundas mas nenhum progresso substancial foi alcançado ", declarou Brahim Ghali, representante da Polisario na Espanha, citado pela
afp. "Discutimos os aspectos que impedem a aplicação do plano de paz, mas nenhum avanço de fundo foi conseguido", confirmou Mahfoud Ali Beiba. O chefe da delegação saharaui declarou ainda que «um outro encontro ter lugar em Setembro, em Londres, ao mesmo nível do realizado agora». Acrescentou que "pusemo-nos de acordo em organizar reuniões técnicas em Julho e Agosto ». (afp)
Brahim Mokhtar, representante da Polisario em Londres, declarava à radio argelina: «Não considero este encontro como um fracasso, como o realizado em Maio passado. Mas antes como um passo com vista à aplicação do plano de paz». Um eventual abandono do plano de paz - a denominada terceira via - não foi abordado durante as conversações.
Links:

EM BREVE
Alemanha, Hamburgo, 02.07.-01.10.00:
"Söhne und Töchter der Wolken, Vertreibung und Exil in der Westsahara" (Filhos e filhas das nuvens, Sahara Ocidental: fuga e exílio)
O museu etnológico abre as portas a um evento fora do comum: uma fiel reconstituição duma parte dos campos de refugiados no deserto argelino. Os visitante podem aí tomar conhecimento com um povo que vive h 25 anos no exílio, lutando pelo seu direito à autodeterminação. A exposição, organizada pelo comité de apoio alemão que contou com a colaboração de diversos etnólogos, ser pontuada ao longo de todo o Verão com diversas manifestações culturais (concerto do grupo musical El Ouali, filmes, confêrencias-debates) e actividades diversas, como um atelier de teatro, visitas guiadas para diversas escolas, assim como uma jornada de portas abertas com a apresentação da cerimónia do ch, demonstração de trabalho em couro, ornamentações feitas com henna, assim como leitura de vrios textos sobre o tema viver no deserto.
Morada: Museum f. Völkerkunde, D-Hamburg, Rothenbaumchaussée 64, Di-So 10-18 Uhr, Do 10-21 Uhr, Kontakt Tel: ++49 (0) 40 42 848 25 24, Fax ++49 (0) 40 42 848 22 42.

NOVO NA INTERNET

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]

Français

English

Swedisch

Castellano

Deutsch

Das Schicksal der Sahrauis, Herrndorf Ursula, Hamburger Abendblatt, Beilage Juni 20


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]