SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 13

26.03.-01.04. 2000

23.03.00
56.ª Sessão da Comissão dos Direitos do Homem da ONU, Genebra
No seguimento do pedido de um inquérito solicitado por Marrocos nos campos de refugiados (ver
semana 12 ), o delegado argelino Mohamed Salah Dembri sublinhou que «os acampamentos de refugiados estão abertos à ONU, às suas agências, ONG e aos media. O Alto Comissariado para os Refugiados dispõe de uma representação permanente no terreno. Conforme o seu mandato, a representação do ACNUR assegura a protecção internacional dos refugiados».

O secretrio-geral da União dos Juristas saharaui enviou uma carta ao presidente da sessão. Abba Salek El Haissen pede a criação, o mais breve possível, de um mecanismo de observação dos direitos do homem no Sahara Ocidental, a fim de evitar a degradação da situação.

23.03.00
Referendo - Espanha
O parlamento da região autónoma de Castilha La Mancha aprovou uma declaração de apoio à rapida realização de um referendo livre e transparente no Sahara Ocidental. A declaração, que enfatiza a responsabilidade «mais que evidente» da Espanha no conflito saharaui, solicita às Nações Unidas que reforce a MINURSO a fim de acelerar o decurso da fase transitória prévia ao referendo.

26.03.00
Referendo - Portugal
Mhamed Khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO, visitou Lisboa, onde manteve encontros com responsaveis políticos portugueses. Esses responsaveis manifestaram o seu apoio à aplicação rapida do plano de paz das Nações Unidas. (
SPS)

27.03.00
Sahara Ocidental
Os operarios saharauis de Fos-Boucraa denunciaram em comunicado divulgado em El Ayoun, «os processos de intimidação» praticados contra eles pela OCP, o 'Office Chérifien des Phosphates', a fim de os levar a renunciar aos direitos de indemnização pelos cinco anos em que a sociedade suspendeu a sua produção. (
SPS)
A União Geral dos Trabalhadores do Saguiat el-Hamra e Rio-de-Oro (UGTSARIO) apelou a todas as organizações sindicais internacionais, nacionais ou regionais, assim como às organizações de defesa dos direitos do homem, a «intervir para protegerem os trabalhadores saharauis em El-Ayoun contra o arbítrio». (
SPS).

27-28.03.00
Secretariado nacional saharaui
A direcção colectiva da Frente Polisario reuniu-se em sessão ordinaria sob a presidência do seu secretario-geral, Mohamed Abdelaziz. Foi passada em revista a situação desde a realização do 10.º Congresso da organização e lançado um apelo «à comunidade internacional, à União Europeia e, em particular, à França para que levem Marrocos a cooperar na aplicação estrita e integral do plano de paz (...)» (
SPS).

28.03.00
Roma
A conferência «um referendo para a paz - os direitos do povo saharaui», organizada pela Associação Nacional de Solidariedade com o Povo Saharaui (ANSPS) e o intergrupo parlamentar Italiano-Saharaui, reuniu deputados dos partidos com assento no Governo e da oposição, o representante da Frente Polisario na Europa, Mohamed Sidati, autarcas e associações de solidariedade. Os deputados exprimiram-se sem reservas a favor de um empenhamento do governo italiano com vista a aplicação imediata do plano de paz. A conferência dirigiu uma carta ao primeiro-ministro Massimo D'Alema pedindo-lhe que, por ocasião da próxima visita do rei de Marrocos a Itlia (prevista para o início de Abril), interviesse nesse sentido junto do monarca marroquino.

28.03.00
Barcelona - manifestação
Cerca de cinco dezenas de membros da Associação Catalã de Amizade com o Povo Saharaui manifestaram-se lançando ovos contra o edifício em que decorria uma jornada consagrada às alterações em Marrocos e em que participavam os ministros marroquinos da Comunicação e da Justiça. Um manifestante exibiu uma pancarta na sala no momento da assinatura de um acordo de colaboração entre Marrocos e a Catalunha, obrigando os dois ministros a abandonar o local sob a protecção da polícia.

30.03.00
Barcelona - manifestação
Membros da Associação Catalã dos Amigos do Povo Saharaui concentraram-se diante do consulado de Marrocos para denunciar a repressão de que é vítima a população saharaui nos territórios ocupados. Jovens marroquinos, encorajados por pessoal do consulado, empunhando facas e vociferando insultos, agrediram os manifestantes, partindo as pancartas e bandeiras que empunhavam. As forças de segurança espanholas intervieram para separar os antagonistas.

31.03.-01.04.00
Referendo - Baleares
Sob o tema «Paz e Liberdade para o Sahara», parlamentares de todos os grupos políticos das Baleares reuniram-se a fim de debater durante dois dias os diversos aspectos relacionados com a realização do referendo sobre o futuro do povo saharaui.

30.03.00
Referendo - Le Mans
O Conselho Municipal da cidade de Mans adoptou por unanimidade uma moção dirigida ao governo francês e encarregou o presidente da Câmara de a entregar pessoalmente ao primeiro-ministro Lionel Jospin. O Conselho afirma-se preocupado pelo adiamento sucessivo do referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental, «adiamento que constitui uma ameaça para a estabilidade, a segurança e a paz no Magrebe». O Conselho pede a todas as forças amantes da justiça em França que exijam a realização do referendo em liberdade, democracia e transparência antes do final do ano 2000.

31.03.00
Referendo - ONU- França
A Secção Francesa do Observatório Internacional do Referendo no Sahara Ocidental (SFO) mandatou uma missão para se deslocar a Nova Iorque exigindo o respeito pelo plano de paz e a aplicação no mais breve prazo de um referendo de autodeterminação livre e regular no Sahara Ocidental. Presidida por Jean-Claude Boulard, Deputado de Sarthe e presidente da Comunidade Urbana de Mans, a missão integra ainda Jean Deshayes, presidente adjunto da Câmara de Hérouville Saint Clair, as senhoras Afifa Karmous, jurista da Fundação France Libertés, e Sophie Caratini, antropóloga no CNRS. A delegação avistar-se- com Bernard Miyet, encarregado das missões de manutenção da paz e sera recebida pela missão permanente francesa junto das Nações Unidas. A missão da Secção Francesa do SFO enviara a Kofi Annan e ao embaixador da França junto da ONU mensagens da senhora Danielle Mitterrand, Presidente da Fundação France Libertés e de Robert Jarry, Presidente da Câmara de Mans.(
SFO)

31.03.00
Referendo - EUA
Respondendo a diversos membros do Congresso, o Presidente Clinton reafirmou em carta o empenhamento firme dos Estados Unidos a favor da aplicação dos acordos de Houston com vista a uma solução justa e duradoura do conflito do Sahara Ocidental. Exprimiu igualmente a frustração crescente do seu governo face aos sucessivos adiamentos da aplicação do plano de resolução. (
aps)

SOLIDARIEDADE

Alemanha: Acção urgente 3/2000 da Sociedade de Defesa dos Povos Ameaçados consagrada ao Sahara Ocidental, que se traduz em postais, telefonemas, envio de faxes e e-mails dirigidos aos ministro dos Negócios Estrangeiros alemão solicitando um apoio crescente da Alemanha ao plano de paz, uma grande pressão sobre Marrocos e a França, a fim de que este país exija das autoridades marroquinas a realização do referendo.

Munique, Alemanha, 29.03.00: os alunos do liceu Willi Graf escreveram uma carta ao primeiro-ministro português e Presidente do Conselho da EU em exercício, António Guterres, exprimindo-lhe a sua preocupação pelo novo adiamento do referendo no Sahara Ocidental e o risco de que a guerra possa de novo eclodir. Os alunos pedem a António Guterres que a EU adopte uma atitude firme em relação a Marrocos a fim de que se passe rapidamente à última fase do processo de paz da ONU, que consiste no plebiscito justo à população do Sahara Ocidental.

Caceres, Estremadura, 25.03.00: Uma associação de estudantes da Estremadura, a Aunex, lança em Caceres a campanha «101 bolsas de estudo para estudantes saharauis».

Sabadell, Catalunha, 22.03.00: Apresentação da curta-metragem «Laila», realizada por pela actriz Silvia Munt, prémio Goya para a melhor curta metragem de cinema. Trata-se de uma visão do Sahara e da vida nos acampamentos de refugiados vista pelos olhos de uma criança. À projecção seguiu-se uma conferência proferida por Carme Aris sobre a actual situação do povo saharaui. (Carme Aris editou dois livros baseados em recolhas de contos saharauis). Organização: Ajuntament de Sabadell et Solidaris amb el poble sahraui.

Albacete, Espanha, 24-25.03.00: ateliers de animação (criação de vestuario saharaui, aprendizagem da cerimónia do cha, pinturas de henna, danças saharauis, abordagem da situação actual política, económica e social no Sahara). (Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Albacete).

Mântua, Itlia, 30.03.00: exposição e projecção do filme «Una storia sahrawi», realizada por A. Martone, organização: província de Mântua e secção provincial da Confederação Geral de Trabalhadores CGL.

Cinisello Balsamo, Milão, Itlia, 30.03.00 : inauguração de uma exposição de fotografias «A Coragem de um Povo», consagrada à luta do povo saharaui.

EM BREVE

03-04.04.00, Cairo: Cimeira Euro-Africana 2000.

07.04.00, Madrid, 11 horas, salón de actos, C/ Duque de Medinaceli, nº 6, planta baja, sala nº 35, Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, Departamento de historia contemporanea, conferência do Dr. Francesco Correale sobre o Sahara Ocidental.

08-11.04.00, Missão Baker
James Baker desloca-se a Argel, Tindouf, Rabat e Nuaquechote no quadro da sua missão de mediação do conflito do Sahara Ocidental, anuncia a ONU. James Baker chegar a 8 de Abril a Argel, seguindo no mesmo dia para Tindouf. No dia 9 desloca-se a Rabat e a 11 a Nuaquechote.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]