SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 12

19.-25.03. 2000

 

02.03.00
Senado da Bélgica
A deputada Anne-Marie Lizin questiona o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o Sahara Ocidental. Louis Michel responde que, «para evitar as hostilidades da Frente Polisario, a ONU deve manter a sua presença no terreno. (...) A Bélgica continua a apoiar inteiramente o plano de paz. Importa desbloquear a situação sem pôr em causa o alcançado após muitos anos» (
anais do Senado da Bélgica)

13-17.03.00
Alemanha
O coordenador saharaui com a MINURSO, Mahmed Khadad, avistou-se com os presidentes das comissões parlamentares e com as delegações dos grupos parlamentares e partidos políticos representados no Bundestag. Mahmed Khadad declarou que a Frente Polisario «rejeita qualquer tipo de solução que não passe pelo referendo, seja a autonomia ou a divisão do território como primeiro passo para uma autonomia mais ampla» (
SPS)

16.03.00
União Europeia
O presidente da Comissão Europeia enviou uma carta a Pierre Galand, presidente da Coordenação de apoio ao Povo saharaui, onde afirma que a Comissão segue atentamente a evolução da aplicação do plano de paz e reitera o seu pleno apoio aos esforços de Kofi Annan e de James Baker. Segundo Romano Prodi, a Comissão esta pronta a dar o seu apoio às diferentes etapas do plano de paz.

19-22.03.00
Mohamed VI em França
O governo saharaui, pela voz do seu ministro dos negócios Estrangeiros, através de comunicado tornado público, que «a França tem a responsabilidade moral e histórica de ajudar o jovem rei de Marrocos a fazer sair o seu país do actual impasse pondo fim à aventura marroquina no Sahara Ocidental.» O governo saharaui pede à França que contribua para a organização do referendo no Sahara Ocidental e evite «trilhar caminhos sem saída». (comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros saharaui).
Alain Bocquet, deputado do Norte, presidente do grupo comunista na Assembleia nacional francesa, exprimiu «a sua vontade de ver Marrocos contribuir para o êxito do plano de paz para o Sahara Ocidental».
A Associação dos Amigos da RASD, a AFASPA (Associação de amizade e de Solidariedade com os povos de Africa) e a secção francesa do Observatório Internacional do referendo no Sahara Ocidental, SFO, exortaram as autoridades francesas a «fazer respeitar a aplicação do plano de paz e a oporem-se a qualquer tipo de manobra dilatória». Estas associações apelaram também à França «a intervir junto de Mohamed VI, para que cessem as violências e as brutalidades a que as populações do Sahara Ocidental têm estado sujeitas».(SPS).
O porta-voz do ministério dos Negócios estrangeiros francês declarou que o Sahara Ocidental figurou entre os temas de discussão abordados com o rei de Marrocos: «a França lembrou que uma solução duradoura deveria ser encontrada, a fim de assegurar a estabilidade do Magrebe. (...) Felicita-se com a intenção de Kofi Annan enviar o seu enviado pessoal, James Baker, numa nova missão à região».

19.03.00
União Europeia
Uma delegação do grupo do parlamento Europeu encarregado das relações com o Magrebe Arabe esta de visita a Marrocos. A delegação foi recebida pelo primeiro-ministro e pelos presidentes das duas câmaras. Nos encontros foi abordada a questão do Sahara Ocidental. O presidente da Câmara baixa declarou que «Marrocos empenha-se a construir o Magrebe, na condição de que a sua integridade territorial seja preservada».

19.03.00
Saharaui libertado
Segundo a radio saharaui captada pela BBC, as autoridades marroquinas terão libertado no dia 15 de Março Hamid Belkheir, conhecido como Bebeto, um saharaui capturado e desaparecido desde 6 de Fevereiro de 1999.

20-22.03.00
Namíbia
Mohamed Abdelaziz participou nas festividades que assinalaram em Windhoek o 10.º aniversario da Namíbia. No decurso da sua visita oficial, o presidente saharaui manteve encontros com o presidente namibiano, Sam Nujoma, assim como com outros chefes de Estado africanos.

20.03.00
Espanha Solidariedade
O parlamento de Navarra aprova uma resolução em que reitera o seu pleno apoio ao plano de paz.

21.03.00
Direitos Humanos
A Associação dos familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis, AFAPREDESA, anuncia que cinco jovens acusados de destruição de bens públicos, atentado à segurança e às liberdades públicas, bem como de participação em manifestação não autorizada, vão comparecer perante o tribunal de Agadir, no dia 29 de Março. Os acusados, detidos no início de março em El Ayoun, foram obrigados a assinar declarações sob tortura.
A AFAPREDESA anunciou igualmente que quatro outros cidadãos foram presos em El Ayoun, no dia 15 de Março, e que outros, como Laroussi Omar, Lakhal Salem, Ibrahim Brarhi e Mohamed Kerkoubi, são procurados activamente pela polícia marroquina.

22.03.00
56.ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem da ONU, em Genebra
Falando em nome da Federação das associações para a defesa e a promoção dos Direitos do Homem (Espanha), X. Guerrero lembrou que o referendo para a autodeterminação do Sahara Ocidental ainda não se concretizou. Exprimiu inquietude face ao risco de um novo conflito e afirmou que uma solução legítima só pode resultar de um referendo justo e transparente, realizado sob os auspícios das Nações Unidas, com o apoio da Comunidade internacional. (
ONU)
Mohamed Aujjar, ministro encarregado dos Direitos do Homem em Marrocos, sublinhou na sua declaração que «os direitos do homem revestem um caracter prioritario para o Estado marroquino». Solicitou a realização de um inquérito sobre a situação dos refugiados saharauis instalados na Argélia, onde, segundo ele, os marroquinos estão detidos contra sua vontade (...) e sofrem o calvario da tortura, dos trabalhos forçados e a privação dos direitos mais elementares. (
AFP)

23.03.00
Marrocos-Madagascar
Recebidos em Madagascar pelo primeiro-ministro, os representantes marroquinos propuseram o retomar das relações económicas entre os dois países afirmando ser desejo de Marrocos «virar a pagina» sobre o passado. Recorde-se que Madagascar foi o primeiro Estado a reconhecer a República saharaui em 1976. Marrocos rompeu de imediato as relações com aquele grande país do Índico, apenas as restabelecendo em 1993.

EM BREVE

Roma:

Martedi 28 marzo 2000, ore 17,30-20, Sala del Carroccio, Piazza del Campidoglio, Un referendum per la pace - I diritti del popolo Sahrawi. Presiede: on. Domenico Maselli, presidente Intergruppo Parlamentare Italia-Sahrawi. Introduce: Luciano Ardesi, Presidente Associazione Solidarietà col Popolo Sahrawi. Intervengono: Mohamed Sidati, rappresentante per l'Europa del Fronte Polisario e Ministro del Governo della Repubblica Araba Sahrawi Democratica, Tom Benetollo, Presidente Nazionale ARCI, Luigi Bobba, Presidente delle ACLI, on. Gianni Alemanno (AN), sen. Stefano Boco (Verdi), on. Giovanni Bianchi (PPI), on. Fabio Calzavara (Lega Nord), on. Ramon Mantovani (Rifondazione Comunista), on. Mario Michelangeli (Comunisti Italiani), on. Marco Pezzoni (DS). Conclude Marisa Rodano, Segretaria Associazione Solidarietà col Popolo Sahrawi (Associazione Nazionale di Solidarietà con il Popolo Sahrawi e Gruppo Interparlamentare Italia-Sahrawi).
 
Roma:
Giovedì 30 Marzo 2000, Università degli Studi Roma tre, Facoltà di Scienze Politiche, Viale Marconi, 446 - Aula C, Osservatorio di Politica Internazionale - Cooperazione e sviluppo OPICS. Gli squilibri dello sviluppo: da Timor Orientale al Sahara Occidentale, I diritti dei popoli e la comunità internazionale. Per informazioni: Tel./Fax: 06/86201827, Cell: 0348/3505260, E-mail: opics99@yahoo.it
 
Washington:
07.04.00, a 12.00 noon forum on Capitol Hill with President Mohamed Abdelaziz. Info: skswm@aol.com

 

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]