SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS
original:frances

SEMANA 10

05.-11.03. 2000

02.03.00
Referendo - Entrevista
Em entrevista ao dirio suíço 'Le Temps', M'Hamed Khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO, declara que existe «nas Nações Unidas uma sensibilidade que recusa o referendo sob o pretexto de que pode desestabilizar o regime de Mohamed VI. No entanto, acrescenta aquele dirigente, o custo que representa a manutenção de mais de 100'000 soldados marroquinos no Sahara Ocidental é muito mais desestabilizante do ponto de vista económico».
Em relação ao plano de paz, salienta que «três quartos do trabalho foram j realizados, sendo que o voto a favor da independência não deixa quaisquer dúvidas. O problema é agora de ordem técnica. E pode ser facilmente resolvido.»

03.03.00
CICV
No âmbito da sua viagem à Suíça, M. Khaddad manteve encontros com Jakob Kellenberger, presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a propósito da questão dos prisioneiros de guerra. M. Khaddad insistiu sobre «a necessidade do CICV multiplicar os seus esforços em favor dos prisioneiros de guerra e desaparecidos saharauis» (SPS).

04.03.00
Entrevista do presidente argelino
«A questão do Sahara Ocidental cabe às Nações Unidas. Se a ONU assumir o seu papel, os acordos de Houston serão respeitados, caso contrrio só Deus sabe o que poder vir a acontecer», declara o presidente argelino Bouteflika em entrevista à Radio-Orient, que emite a partir de Paris.

04.03.00
Agadir
O rei de Marrocos avista-se com os prisioneiros de guerra marroquinos recentemente libertados pela Frente Polisario.

MANIFESTAÇÕES NO SAHARA OCIDENTAL OCUPADO (ver também semana 09)

Após as manifestações em Smara do dia 1 de Março, o comité permanente do Secretariado Nacional da Frente Polisario considera em comunicado que elas constituem «uma intensificação e uma generalização do combate» contra o invasor marroquino. Denuncia «energicamente os métodos de repressão coloniais» e apela às Nações Unidas e à MINURSO que «defendam os direitos dos cidadãos saharauis» (ministério da Informação saharaui, 04.03.00)

Três partidos marroquinos, a USFP, PPS e OADP, denunciam «com veemência a intervenção musculada» contra os cidadãos saharauis de Smara. Acusam o capitão das forças auxiliares marroquinas de responsvel pelos acontecimentos e solicitam ao governo que «encontre, no mais breve prazo possível, soluções para os problemas que se colocam» no território ( Al-Bayane dirio marroquino, SPS, 06.03.00).

04.03.00 El Ayoun
Em solidariedade com os manifestantes de Agadir, Smara, Rabat e Marraqueche, os estudantes saharauis de El Ayoun organizam uma manifestação, à qual se juntam rapidamente vrias centenas de saharauis de todas as idades e condições sociais. Empunhando bandeiras saharauis e gritando palavras de ordem hostis ao ocupante marroquino, os manifestantes exigem a libertação dos presos políticos saharauis. Seguem-se confrontações com as forças policiais e detenções. Vrias são as viaturas incendiadas. As autoridades de ocupação reforçam o dispositivo de segurança na cidade e nos seus arredores (SPS).
Segundo a Associação dos Familiares dos Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) foram detidas pelo menos dez pessoas, registando-se dezenas de feridos (comunicado, 07.03.00).
Marrocos impôs o recolher obrigatório em El Ayoun e em Smara, segundo o dirio espanhol El Pais, cintando informações com origem nas autoridades locais e em fontes do território. Nas duas cidades, o exército marroquino, chamado a intervir, tomou posição em diversos locais. Veículos militares equipados com megafones percorrem as ruas das cidades, intimando os cidadãos a acolher a ordem de fecharem-se em casa e apagarem as luzes. Sete pessoas estariam ainda detidas de entre as dezenas de jovens encarcerados. Segundo ainda o El Pais, membros da MINURSO em El Ayoun confirmaram a ocorrência dos confrontos e a destruição de um veículo da polícia e outro da MINURSO. Interrogado pelo mesmo dirio, a jornalista marroquina Anas Mezzour, que se deslocou a Smara e a El Ayoun após os tumultos, declara que a presença das forças da ordem é esmagadora. «H dois polícias em cada ruela». Acrescenta que «as pessoas têm medo, ninguém quer falar. A minha impressão é que nesta cidade pode explodir qualquer coisa a qualquer momento, ninguém o sabe». (El Pais, 08, 09 e 10.03.00).
A agência espanhola EFE sublinha o reforço do dispositivo policial em El Ayoun. A agência confirma os incidentes de curta duração, nos quais estiveram envolvidos uma dezena de jovens (La Provincia, 09.03.00).
A Reuters relata o testemunho de um diplomata ocidental em El Ayoun, que constata a deslocação de um dispositivo excepcional de tropas após os incidentes do fim-de-semana (BBC, 10.03.00).
O representante da Frente Polisario em Espanha declara que a cidade de El Ayoun «continua ainda em estado de sítio ». «Patrulhas militares, polícias e elementos das forças auxiliares transportados em camiões militares continuam a percorrer as principais ruas de El Ayoun, onde o recolher obrigatório foi decretado a partir das 19 horas», refere (APS, 09.03.00).
O governo saharaui e a Frente Polisario lançam um «apelo veemente às Nações Unidas e à sua Missão no Sahara Ocidental para que assegurem a protecção dos nossos compatriotas e o levantamento do estado de sítio imposto em El Ayoun e em Smara.» (ministério dos Territórios Ocupados saharaui, 05.03.00).
O governo marroquino desmente categoricamente a instauração de um recolher obrigatório em Smara e El Ayoun. Exprime o seu descontentamento e acusa os dirios espanhóis El Mundo e El Pais de serem «simples porta-vozes da Polisario.» Convocados ao Ministério da Comunicação, os seus correspondentes Pedro Canales e Javier Espinosa, são acusados de prticas contrrias à deontologia profissional. O governo marroquino assegura que os representantes da imprensa ocidental podem viajar a El Ayoun quando quiserem (El Pais, El Mundo, 09.03.00 ).
O Intergrupo do Parlamento Europeu «Paz para o Povo Saharaui» apela a comunidade internacional a «exigir das autoridades marroquinas o respeito pelos direitos fundamentais dos saharauis » (APS, 09.03.00).
A Frente Polisario em carta ao presidente do Conselho de Segurança, o embaixador do Bangladesh A. Chowdhury, denuncia a repressão violenta nas cidades de Smara e de El Ayoun pelas forças de ocupação marroquinas. Afirma que o Conselho deve intervir para assegurar que o governo marroquino respeite os direitos políticos e humanos da população civil saharaui, assim como o seu direito de se manifestar a favor da autodeterminação e da independência. A carta acrescenta que se o Conselho se preocupar agora com estes acontecimentos trgicos, evitar que outros, mais graves e talvez mais sangrentos, se venham a produzir no futuro.
O representante da Frente Polisario junto da ONU diz-se surpreendido que a MINURSO mantenha o seu habitual silêncio, acrescentando que ser difícil justificar a sua falta de reacção face aos acontecimentos que se desenrolaram diante da sua sede em El Ayoun.
A pedido da Namíbia, o Conselho de Segurança da ONU decidiu reunir-se à porta fechada no dia 09.03. para analisar as últimas confrontações no Sahara Ocidental. A sessão foi adiada um semana a fim «de serem recolhidas mais informações.»

06-10.03.00
Mulheres saharauis
Uma delegação da União Nacional das Mulheres Saharauis visita a Bélgica a convite do comité belga de apoio ao povo saharaui. Por ocasião da data comemorativa do 8 de Março, a UNMS exprimiu, através de comunicado, a sua solidariedade com as populações saharauis das zonas ocupadas, convidando-as a prosseguir o combate pela independência nacional. Para a UNMS, «este dia mundial coincide com o 26.º aniversrio do primeiro mrtir saharaui, Bachir Lahlaoui, caído no campo da honra no dia 8 de Março de 1974 contra o colonizador espanhol.» (SPS).
Em Mérida, Espanha, o representante da União da Juventude Saharaui, acompanhado de Rigoberta Menchu, Prémio Nobel da Paz, e de Hebe Pastor de Bonafini, uma das Mães da Praça de Maio, da Argentina, sublinhou o importante papel desempenhado pelas mulheres na luta do povo saharaui (La Provincia).

07.03.00
Bons ofícios
Em mensagem dirigida ao presidente saharaui por ocasião da festa nacional, o presidente do Mali, Alpha Oumar Konaré, declara que o seu país est disponível para «apoiar os esforços das Nações Unidas para a resolução pacífica da questão do Sahara Ocidental» (SPS).

09.03.00
Terceira via
A Liga espanhola Pro-Derechos humanos denuncia a tentativa marroquina de impor uma «terceira via» para encontrar uma solução ao problema do Sahara Ocidental. Em comunicado tornado público, a organização espanhola acusa a Espanha, a França e os Estados Unidos de apadrinhar esta terceira via, que consistiria em fazer do Sahara uma província marroquina dotada de certa autonomia.

10.03.00
OUA : 71.ª sessão do Conselho de ministros
O Conselho declara no seu relatório que foi informado pelo ministro dos Negócios estrangeiros saharaui dos últimos acontecimentos relacionados com o processo de paz no Sahara Ocidental, que advertiu sobre as graves consequências que poderão resultar dos obstculos colocados diante da aplicação do plano de paz e de qualquer veleidade que vise a sua substituição.

EM BREVE

SOLIDARIEDADE

Suécia
Teve lugar em Göteborg um colóquio sobre o Sahara Ocidental que contou com a participação de Eva Zetterberg, membro do parlamento, Inga Brandell, da Universidade de Uppsala, Lamine Yahiaoui, representante da Frente Polisario e Lena Thunberg, do Saharabulletinen.
No final do colóquio foi enviado ao ministro dos Negócios Estrangeiros sueco um comunicado sobre as manifestações de Smara.

Noruega

06-07.03.00
O representante da Polisario para os países nórdicos, Lamine Yahiaoui, realizou uma breve visita à Noruega onde reuniu com membros do governo, políticos, ONG humanitrias e a comunicação social.

INFORMAÇÃO

Os despachos da agência noticiosa saharaui Sahara Press Service (SPS) podem ser lidos no site http:www.citeweb.net/spsinfo

Uma compilação dos textos da imprensa espanhola on-line pode igualmente ser disponibilizada através de pedido feito à ARSO.

NOVO

A emissora Radio Nacional Saharaui j pode ser escutada na banda de Onde Curta em 7.470 khz.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]