SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 03

16.-22.01. 2000

13-19.01.00
Itlia
O presidente saharaui participou no congresso do Partido da Esquerda Democrtica (DS), que se realizou em Turim, de 13 a 16 de Janeiro. Mohamed Abdelaziz discursou perante o fórum de política internacional para evocar a luta do povo saharaui. O dirigente saharaui interpelou a Europa, convidando-a a dar um apoio «sem ambiguidade» à aplicação do plano de resolução. «Trata-se de impedir toda a iniciativa que pretenda minar os esforços da comunidade internacional ou que possa afectar a credibilidade das Nações Unidas», declarou
(SPS).
A delegação saharaui deslocou-se em seguida a Roma, onde foi recebida a 19 pelo presidente do Conselho Regional, os secretrio-gerais de diversos partidos e os presidentes das Comissões dos Negócios Estrangeiros do Parlamento e do Senado. Na ocasião, o presidente saharaui exortou uma vez mais a Europa «a apoiar claramente (...) o referendo, que constitui o quadro adequado para a solução pacífica e democrtica» do conflito (
ministério da Informação saharaui).

15.01.00
Cimeira UE-OUA
«A vossa histórica decisão retirou o último argumento a todos os que, de uma maneira ou de outra, pretenderam sabotar um dilogo afro-europeu frutuoso e mutuamente benéfico», respondeu Abdelaziz Bouteflika, presidente argelino e actual presidente em exercício da OUA, ao presidente saharaui, após a decisão unilateral da RASD de não participar na cimeira UE-OUA (SPS).

16.01.00
Cimeira UE-OUA
O presidente argelino envia carta aos seus homólogos africanos, anunciando-lhes a voluntria «não-participação da RASD» na Cimeira UE-OUA. Ao satisfazer uma das exigências da parte europeia, escreve o presidente em exercício da OUA, a RASD deveria esperar em troca «uma reafirmação do direito à autodeterminação do povo saharaui e a aplicação rpida e honesta dos acordos de Houston» (APS).

17.01.00
Referendo
A MINURSO publica a segunda parte da lista de eleitores potenciais. Dos 51'220 requerentes dos três grupo tribais "contestados", 2'130 pessoas foram reconhecidas como habilitadas a votar. Este número, acrescentado à primeira lista de 84'251, d um número total de votantes de 86'381, num universo de cerca de 200'000 requerentes.
A MINURSO abriu entretanto 14 centros para receber recursos.

17.01.00
Referendo: contra todo o adiamento
Comentando os resultados globais de identificação em conferência de imprensa realizada em Argel, o ministro dos Negócios estrangeiros saharaui alertou contra todo e qualquer adiamento do referendo, precisando que a próxima reunião do Conselho de Segurança, no mês de Fevereiro, ser determinante: ou o Conselho decide a realização do referendo num futuro próximo e rejeita os bloqueios marroquinos, ou se verga perante Rabat e, então, só restar uma saída ao povo saharaui: o retomar da guerra.

18.01.00
Identificação: surpresa e decepção
Em comunicado tornado público, o governo marroquino d conta da sua «surpresa e decepção». Põe em dúvida a operação de identificação que, em sua opinião, não teria respeitado «a neutralidade, a objectividade e a equidade». O papel do testemunho oral, em particular, teria sido «deturpado» e a Frente Polisario «perturbado os trabalhos da comissão e influenciado negativamente as deliberações». Marrocos acha legítimo interpor os recursos e espera que as Nações Unidas os tratem «com imparcialidade e equidade», «a fim de restituir ao processo toda a sua credibilidade».
Uma importante delegação, que integrava os ministros do Interior, dos Negócios Estrangeiros, da Economia e das Finanças, o ministro encarregado dos Assuntos do Magrebe, do Mundo Árabe e Islâmico, o secretrio de estado do Interior e outros altos responsveis nacionais e regionais, deslocou-se a El Ayoun para uma manifestação de desagravo à publicação da segunda lista provisória de votantes.
Para os governantes marroquinos, os resultados da operação de identificação «não estão conformes com a realidade j que excluem os cidadãos cujos familiares consentiram imensos sacrifícios na defesa da sua ptria».
O ministro do Interior afirmou que «Marrocos não ir aceitar um referendo sem a participação do conjunto de cidadãos originrios das províncias do Sul, sem qualquer tipo de exclusão», sublinhando que Marrocos est no seu direito de reclamar que as Nações Unidas tomem em consideração a pertença tribal, princípio que segundo M. Midaoui, é consagrado pelo direito internacional. «Se estes critérios não foram respeitados, recusaremos a organização deste consulta»
Para um outro ministro, a decisão da comissão de identificação «constitui uma aberração e revela um conluio flagrante entre a comissão da ONU e os adversrios da integridade territorial de Marrocos»
Outros oradores no comício solicitaram uma revisão do modo de aplicação dos critérios de identificação (
Le Matin du Sahara, Rabat).

19.01.00
Reino Unido
O governo britânico autorizou em 1998 a exportação de 3000 balas de borracha para a polícia real marroquina. A Associação de Solidariedade com o Povo Saharaui do Reino Unido, Western Sahara Campaign, é de opinião que esta venda contraria o código de conduta da União Europeia sobre a exportação de armas.

20.01.00
RASD-ONU
O primeiro-ministro saharaui recebeu em audiência Youssef Mahmoud, director da secção África no serviço de Assuntos Políticos da ONU. Na ocasião, Bouchraya Beyoun apelou ao «respeito pelos prazos fixados» para a organização do referendo, «a única escolha democrtica lógica». O primeiro-ministro saharaui afirmou que os resultados das operações de identificação «são lógicos e confirmam a credibilidade da posição defendida pela parte saharaui» (
SPS).

22.01.00
AFAPREDESA
A associação saharaui de defesa dos direitos humanos condena «energicamente» em comunicado as declarações do ministro do Interior marroquino, que procura «desacreditar o intenso trabalho da comissão de identificação da MINURSO, que concretiza as resoluções da ONU e os acordos de Houston, subscritos pelas duas partes em conflito».

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]