SAHARA OCIDENTAL

ACTUALIDADES SEMANAIS

SEMANA 01

02.-08.01. 2000

 

01.01.00
RASD
O Governo da República saharaui reiterou o seu empenhamento em respeitar o plano de paz da ONU e os acordos de Houston, ao mesmo tempo que apelava à sua aplicação no mais breve prazo possível. Em comunicado distribuído, o governo da RASD denuncia o «perigo das actuais posições de Marrocos, que procuram (...) reduzir o plano de paz a um simples meio para consagrar o seu projecto de ocupação do Sahara Ocidental». «O povo saharaui continua privado de poder exercer o seu direito à autodeterminação», acrescenta o comunicado. «Esta situação (...), infelizmente, não encoraja a fundar esperanças nos resultados das iniciativas e nos esforços desenvolvidos pela comunidade internacional», conclui o governo.

02.01.00
Cimeira UE-OUA
A presidência da OUA reagiu às afirmações de António Guterres, primeiro-ministro de Portugal, que lamentou «a impossibilidade de realizar a cimeira EU-OUA em virtude do diferendo que opõe a Argélia a Marrocos sobre a questão do Sahara Ocidental».
Não é o pretenso diferendo argelino-marroquino que impede a realização da cimeira entre a União Europeia e a Organização de Unidade Africana, afirmou a presidência em exercício da OUA, mas a recusa europeia de discutir para além da questões políticas, as questões económicas e sociais. A EU, e em particular a França e Portugal, exigiram a presença de Marrocos, mas acontece que este país se retirou da OUA após a admissão da República Árabe Saharaui Democrtica (RASD).
O ministro dos Negócios Estrangeiros português desmentiu os propósitos atribuídos a Guterres e desejou ver a cimeira realizar-se na data prevista. Por seu lado, o secretrio de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal declarou que a OUA «não representa todos os países africanos e conta no seu seio um país não reconhecido pela ONU: a RASD». Para o jornal argelino El Watan, torna-se claro que «os europeus não querem uma presença saharaui, o que não admira numa organização [a União Europeia] cuja posição sobre a questão saharaui continua ambígua, senão mesmo parcial, nomeadamente em relação ao acordo de pesca EU-Marrocos, que inclui as guas territoriais saharauis.

03.01.00
Detenções em Marrocos
Contrariamente ao que anunciava a agência France Presse, o processo dos três saharauis, Brahim Laghzal, Larbi Benmassoud e Khaya Cheikh, não teve ainda o seu início.
As acusações oficiais que impendem sobre as três pessoas não são ainda conhecidas. O paradeiro dos três homens foi dado como desconhecido entre o dia 6 de Dezembro e 14 do mesmo mês, altura em que a sua presença foi assinalada na prisão de Agadir. Actualmente, os três cidadãos saharauis estão encarcerados na prisão civil de Inezgane (nos arredores de Agadir). «Denunciamos estas prisões pelo seu carcter ilegal, que atentam contra todas as regras de um Estado de direito, e reclamamos a libertação dos nossos familiares», afirmaram as famílias dos detidos à AFP.

04.01.00
Diplomacia
Fadel Ismaïl apresentou ao Presidente da Etiópia, Dr Negasso Gidada, as cartas credenciais que o indicam como embaixador extraordinrio e plenipotencirio da RASD junto da República Federal Democrtica da Etiópia (comunicado da Embaixada da RASD na Etiópia).

04.01.00
Espanha-Marrocos
O processo referendrio no Sahara, a pesca e a emigração serão os temas fortes das conversações que o Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Abel Matutes, manter na próxima visita que vai realizar a Marrocos, prevista para os dias 18 e 19 de Janeiro.

04.01.00
Identificação
O processo de identificação terminou, como previsto, no passado dia 30 de Dezembro. Mais de 51.000 candidatos dos três agrupamentos tribais «contestados» (H41, H61 et J51/52) foram identificados pela MINURSO, entre mais de 64.000 pessoas convocadas. A Segunda parte da lista provisória das pessoas habilitadas a participar no referendo ser publicada no dia 15 de Janeiro. Desde que o processo de identificação teve início em 1994, a MINURSO analisou mais de 200.000 requerentes.

05.01.00
Parlamento saharaui
Após três dias de debates, o Parlamento aprovou o programa de governo da RASD para o ano 2000.

NOVAS PUBLICAÇÕES
[É possível que existam links com diversos jornais que deixem de estar em funcionamento ao fim de alguns dias]


[SOMARIO actualidades semanais ] [Western Sahara Homepage]